Governador

Tarcísio de Freitas

Tarcísio de Freitas é governador do Estado de São Paulo. Foi ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, onde cumpriu a missão de finalizar obras inacabadas, promoveu o renascimento das ferrovias, esteve à frente da realização de 83 leilões que garantiram quase R$ 100 bilhões de investimentos ao país, gerando cerca de 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos.

Na administração federal, atuou como secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), sendo responsável pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações.

Foi também diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e coordenador-geral de auditoria da área de transportes Na Controladoria-Geral da União, além de consultor legislativo da Câmara dos Deputados.

Tarcísio de Freitas serviu o Exército Brasileiro por 17 anos, tendo inclusive chefiado a seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na missão de paz da ONU, no Haiti. Se formou engenheiro civil e concluiu o mestrado em engenharia de transporte pelo Instituto Militar de Engenharia, além de ser formado em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras. Estudou também na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, onde começou a vida profissional.

À frente do Governo do Estado de São Paulo, Tarcísio deu início, a partir de 2023, a uma nova forma de governar baseada em três pilares: Desenvolvimento, Diálogo e Dignidade que, juntos, buscam tornar o estado mais eficiência e moderno, sempre com foco em melhorar a vida das pessoas. Em seu primeiro ano de gestão, Tarcísio de Freitas retomou e concluiu mais de 2.700 obras, recuperou e construiu cerca de 6,5 mil quilômetros de rodovias, entregou cerca de 20 mil moradias, aumentou repasses para a saúde e lançou novos programas para a educação. Adotou ainda medidas para tornar o estado mais próspero e atraiu mais de R$ 250 bilhões em capital privado para novos negócios. Destravou projetos paralisados há décadas, como o trecho Norte do Rodoanel e o túnel imerso ligando Santos e Guarujá, e lançou novos, como o Trem Intercidades que liga a capital paulista a Campinas, o qual será o primeiro trem de média velocidade do país para o transporte de passageiros.

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