Zootecnia: Instituto promove curso sobre criação de rãs

Objetivo é repassar tecnologia e oferecer treinamento para criação de rã-touro

sáb, 29/10/2005 - 15h13 | Do Portal do Governo

O objetivo é repassar tecnologia de criação de rã-touro e oferecer treinamento para os interessados

Nos próximos dias 19 e 20 de novembro, O Instituto de Pesca promove o curso ‘Criando Rãs’, sob a coordenação da pesquisadora Adriana Sacioto Marcantônio. O objetivo é repassar tecnologia de criação de rã-touro e oferecer treinamento a produtores rurais, empresários, estudantes e profissionais da área de ciências agrárias.

Há 50 vagas disponíveis e o custo da inscrição é R$ 100,00. As aulas teóricas acontecem no auditório do Instituto, avenida Francisco Matarazzo nº 455, Água Branca, São Paulo (SP), metrô Barra Funda, das 9 às 17 horas, e as aulas práticas, no Ranário Experimental e de Produção, do Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Vale do Paraíba, localizado em Pindamonhangaba, avenida Sagrados Corações s/nº, das 9 às 15 horas.

Constam do programa os seguintes temas: Histórico da ranicultura nacional; Condições necessárias para a montagem de um ranário; Biologia da espécie comercial (hábitos e ciclo de vida), Sistemas de produção em ranários comerciais; Manejo profilático e sanidade; Instalações, manejo físico e alimentar em ranários comerciais; Dados do mercado nacional e internacional e comercialização; Manipulação e triagem; Criação de mosca doméstica e cochos vibratórios; e Visita ao abatedouro da Cooperativa dos Ranicultores do Vale do Paraíba (Tremembé, SP).

As inscrições podem ser feitas pessoalmente no Instituto de Pesca, no prédio do ‘Aquário Água Branca’, das 9 às 16 horas, ou através de depósito bancário, no Banco Nossa Caixa, Agência 0036-1, conta corrente: 13-000257-3, em nome de: PMP-Convênio Instituto de Pesca, remetendo-se o comprovante de depósito e a ficha de inscrição através do fax: (11) 3871-7548, aos cuidados de Cláudia Maris Ferreira (cmferreira@sp.gov.br).

Antônio Carlos Simões
Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento do Instituto de Zootecnia

M.J.