Zoológico é boa opção de passeio para quem fica em São Paulo

Parque é uma aula de história e natureza

qua, 18/06/2003 - 18h58 | Do Portal do Governo

O Zoológico é uma boa opção para quem vai ficar neste feriado na Capital.Localizado em uma área de 824.529 metros quadrados da Mata Atlântica, tem cerca de 3,2 mil animais, que representando 102 espécies de mamíferos, 216 de répteis, 15 de anfíbios e 16 de invertebrados. Eles ficam em grandes recintos e terrários, semelhantes ao habitat natural de cada um.

O parque tem nascentes do histórico riacho do Ypiranga. Suas águas formam um lago que acolhe exemplares de aves de várias espécies, aves migratórias além de animais nativos.

Assim, o Zoológico promove a conscientização do público sobre a variedade e deversidade das formas de vida sobre a Terra.
Na área de Mata Atlântica, ocupada e preservada pelo Zoológico, vivem livremente vários animais silvestres, que podem ser observados à qualquer momento. Entre eles estão o bugio, o tucano-de-bico-verde e o teiú.

Entre as novas atrações, o visitante pode ver um exemplar de girafa trazido de Brasília. As girafas vivem nas grandes planícies africanas, onde se reúnem em grupos de 12 a 15. As girafas podem se deslocar, durante algum tempo, a uma velocidade de até 60km/hora. Podem emitir vários sons, antigamente julgava-se que fossem completamente mudas. Seus inimigos naturais, além do homem, são o crocodilo e principalmente o leão.

Os Pinguins de Magalhães, aves migratórias, originários da Argentina e Chile e encontradas apenas no Hemisfério Sul também são atrações do Zoológico. Os pinguins são excelentes nadadores e mergulhadores.

Um dos preferidos do público é o gorila ‘Virgulino’, um dos dois únicos existentes na América Latina. Trata-se da maior espécie de primata existente. Ele pode medir até 1,75 metros quando posicionado nas patas traseiras, os machos adultos podem pesar até 275 kg. Apesar de fortes, o gorila é um animal muito tímido e não gosta de barulho. Ele escondendo-se quando existe muita agitação. Sua casa no Zoológico foi reformada e agora dispõe de balanço, rede, vegetação mais abundante e novos pontos de alimentação. Os aposentos internos do gorila ‘Virgulino’ conta com aquecimento e um colchão especial.

O Zoológico fica na Avenida Miguel Stéfano, 4.241, Água Funda. Mais informações pelo telefone (11) 5073.0811 ou pelo site www.zoologico.sp.gov.br.

Lilian Santos