Zona Sul da Capital recebe novas viaturas

Os veículos foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira, dia 24

seg, 24/06/2002 - 12h27 | Do Portal do Governo


Aumento do efetivo da Polícia, treinamento especial para os policiais e entrega de equipamentos e viaturas. Com estas propostas, o Governo do Estado está ajudando a reduzir os índices de criminalidade na Capital e Região Metropolitana. Nesta sexta-feira, dia 24, a Polícia Militar da Zona Sul de São Paulo recebeu mais 41 veículos para reforçar o policiamento.

A entrega das viaturas foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin no bairro de Santo Amaro. Foram 36 carros modelo Blazer e cinco Astras distribuídos para três batalhões da região. Segundo Alckmin, são os melhores veículos da indústria brasileira. “A Polícia paulista é a mais bem equipada do país”, observou.

A Polícia Civil também recebeu novas viaturas para a realização do trabalho investigativo. “São veículos descaracterizados para ninguém saber que são da Polícia e com isso permitir uma investigação mais ampla e segura”, explicou o governador.

A Capital foi dividida pelo Governo do Estado nas regiões Norte, Sul, Centro, Leste e Oeste. Todas já receberam novas viaturas. Agora, a novidade está sendo a entrega de 700 motocicletas para a PM. Mais ágeis do que os carros, elas permitem que os policiais possam chegar rapidamente aos pontos de ocorrência, principalmente em horários de pico de trânsito.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, informou que as motos irão atuar nos grandes corredores da Região Metropolitana, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros. “Para a Zona Sul de São Paulo já foram entregues 15 motos”, disse.

Sobre o aumento do efetivo policial, o governador anunciou que até o mês de agosto a região vai ser beneficiada com 250 policiais temporários. Estes jovens policiais foram contratados pelo Governo do Estado para atuarem na parte de apoio da PM, como a compra de materiais ou almoxarifado. O prazo de contratação é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um.

Além dos temporários, a PM da Zona Sul vai receber mais 150 soldados que estão em processo de seleção. Ao todo, serão mais 445 novos policiais para a região até o fim do ano, somando os novos integrantes da PM, Polícia Civil e Polícia Científica. “E estes policiais estão sendo bem treinados. Antes, eram oito meses de treinamento antes de assumirem os cargos. Hoje, todos passam por um ano de curso”, enfatizou o governador.

Ele disse que o número de homicídios na Capital vem caindo em todas as regiões, assim como o roubo e furto de carros. “Durante toda a década de 90 a criminalidade subiu. Agora ela parou de crescer e já está começando a diminuir”, elogiou.

Desde 1995, foram investidos R$ 311,4 milhões na compra de 12.594 viaturas, entre carros e motos, além de cinco helicópteros para a Polícia Militar. Ainda neste período, o efetivo da PM cresceu de 72.993 policiais para 86 mil.

Rogério Vaquero