Zona Norte terá Centro de Referência do Idoso ainda este ano

Informação foi dada pelo governador Alckmin durante visita ao CRI de São Miguel Paulista

qui, 28/10/2004 - 18h29 | Do Portal do Governo


Aliar o atendimento médico com atividades lúdicas, voltadas ao público da Melhor Idade, tem sido a marca do Centro de Referência do Idoso (CRI) de São Miguel Paulista, que está completando três anos com a marca de 630 mil atendimentos. A gama dos serviços oferecidos tem ajudado seus freqüentadores a aproveitarem melhor a vida, resgatando sua auto-estima, integrando o atendimento de 14 especialidades médicas com atividades de lazer como cursos de artesanato, aulas de informática, de pintura, teatro e o tradicional baile da Terceira Idade.

“Esta é a verdadeira visão integral de saúde pública, com respeito à vida, neste sentido o CRI é inovador. É um modelo no tratamento gratuito de idosos em todo o Brasil”, disse o governador Geraldo Alckmin ao participar da cerimônia comemorativa e do lançamento do livro “Retratos da Vida”, na Zona Leste.

O governador também anunciou que até o final do ano será inaugurado o CRI do Mandaqui, na Zona Norte. A unidade será construída ao lado do hospital que leva o mesmo nome do bairro. A Secretaria da Saúde está reformando três prédios no local um abrigará o ambulatório, o outro tratará da saúde mental e o terceiro será o CRI. Os investimentos totais são de R$ 20 milhões. A estimativa de atendimento no CRI do Mandaqui será de 100 mil idosos.

Devido à localização, Alckmin avaliou que o CRI do Mandaqui ficará melhor que o da Zona Leste, pois será instalado em uma grande área verde. “A experiência daqui será levada para lá. Adaptamos o prédio, existente e estamos comprando os equipamentos”.

Alckmin ressaltou que a Prefeitura poderia ajudar na construção dos prédios do CRI, que faz o atendimento primário do Sistema Único de Saúde (SUS), como consultas e programas de prevenção de saúde, uma vez que ao Estado compete o atendimento terciário, como internação e reabilitação. “O ideal é ter um CRI, não só em São Miguel, mas em toda cidade. A Prefeitura pode ajudar, pegando este bom modelo e melhorando mais”, disse.

I Jornada da Gerontologia

Encerra-se amanhã a Jornada de Gerontologia que está sendo realizada no CRI de São Miguel Paulista. Desde o início da semana, foram realizadas uma série de palestras e serviços voltados ao público da Terceira Idade, como podologia, acupuntura, massagem, atendimento de manicure e cortes de cabelo. Alckmin ressaltou que a Gerontologia é uma das ciências mais importantes da atualidade. Como a expectativa de vida das pessoas está aumento, os especialistas estão se dedicando mais a esta área.

O Governo, inclusive, criou o curso de Gerontologia, que funcionará na USP da Zona Leste. “Este é o futuro do enfoque da saúde do mundo contemporâneo, pois as pessoas estão vivendo mais. Em 1950, quem nascia tinha uma expectativa de vida de 55 anos; no ano 2000 era de 75; e em 2050 pode chegar a 100 anos de idade”, disse o governador.

CRI ajuda idoso a sair da depressão

Representando os demais idosos, a aposentada Marcolina Celestina de Oliveira, 82 anos, recebeu um exemplar do livro “Retratos da Vida” das mãos do governador. Antes de freqüentar o CRI ela disse que vivia em depressão porque ficava sozinha em casa. “Vindo aqui conheci novas pessoas. A velhice é boa, só que a gente quer viver com lazer para ajudar a melhorar a vida. O CRI foi um consolo para minha vida”, relatou.

Valéria Cintra