Zona Norte da Capital ganha Delegacia Participativa

Alckmin entregou as novas instalações do 9º Distrito Policial

ter, 13/04/2004 - 14h31 | Do Portal do Governo


O 9º Distrito Policial da Capital, localizado no bairro do Carandiru, na Zona Norte, foi totalmente reformado e a partir dessa terça-feira, dia 13, passou a ser uma Delegacia Participativa. A entrega das novas instalações do DP foi feita pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. As delegacias participativas oferecem um novo conceito de atendimento à população, mais humanizado e ágil.

Alckmin destacou a mudança arquitetônica que caracteriza o novo espaço, que contou em sua reforma com recursos doados por empresas da Zona Norte. Outro ponto ressaltado pelo governador foi que a transferência de presos dos DPs para os Centros de Detenção Provisória vem possibilitando que a Polícia Civil se dedique com mais afinco ao serviço investigativo e judiciário, elucidando os crimes cometidos.

“Nós temos uma meta a cumprir. Até o final do ano, e no máximo no começo do ano que vem, a cidade de São Paulo não terá mais nenhum preso em carceragens de distritos policiais”, disse. Dos 93 DPs da Capital, 45 já estão sem presos. Ainda há na Capital 7.500 detentos a serem transferidos. Para isso, o Governo abriu concorrência para a construção de novas penitenciárias. O tempo previsto para as obras é de oito meses.

O governador ressaltou ainda que a Delegacia Participativa terá o padrão Poupatempo do serviço público. Para dar eficiência no atendimento, o 9º DP do Carandiru conta com uma equipe de estagiários de Direito, além de piscólogos para dar um apoio social. Mais três delegacias participativas serão inauguradas: Tatuapé, Pindamonhangaba e Presidente Prudente.

Cerca de 500 mil habitantes da Zona Norte serão beneficiados com as obras. O prédio passa a ter 3 mil metros quadrados de área, sendo 1.260 metros quadrados de área construída. O 9º Distrito Policial ganhou, no lugar das celas, uma praça de convivência, que será utilizada por toda a comunidade, além de sala de reconhecimento, recepção com televisão e revistaria, sala de flagrante, entradas separadas para o público e para os detidos em flagrante e um núcleo de cidadania que abrange o Núcleo de Apoio Jurídico-Social, biblioteca e capela.

  • Leia Mais:

    Padrão Poupatempo
    Mais delegacias serão reformadas

    Valéria Cintra