Zona Leste recebe 42 motos e nova sede de Companhia da Polícia Militar

Secretaria da Segurança Pública e comunidade deverão construir, em parceria, espaço de lazer em trecho de área de uma adutora

sex, 08/10/2004 - 14h32 | Do Portal do Governo


Parceria inédita permitiu que a 6ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar, no extremo leste da Capital, ganhasse nova sede. O terreno no bairro São Rafael, com algumas construções, foi doado pela Sabesp à Secretaria da Segurança Pública. As obras de reforma e adequação dos prédios foram feitas pela comunidade, com material de construção doado por empresas da região. Nesta sexta-feira, dia 8, o governador Geraldo Alckmin esteve na região para a inauguração das novas instalações e também para a entrega de 42 motos para a Polícia Militar.

“É um exemplo de parceria. Toda a obra de reforma e adaptação dessa Companhia de Polícia foi feita sem um centavo de dinheiro público. Tudo aqui foi feito com participação da sociedade civil e da iniciativa privada”, elogiou Alckmin.

O governador destacou que os índices de violência na região estão caindo, como, por exemplo, os de homicídio, latrocínio e roubo e furto de veículos.

Sediada anteriormente no Parque São Lucas, na divisa com o município de Mauá, a 6ª Cia. deixou o aluguel e a comunidade vai ganhar espaço para a prática de esportes. Construída numa área de 14,5 mil metros quadrados, a nova sede contará com quadras esportivas, campo de futebol e pista de atletismo. Além dos policiais, que usarão o espaço para condicionamento físico, a área de lazer será destinada às crianças e jovens da região, que terão escolinha de futebol e campeonatos, promovidos em parceria com as escolas e associações de bairros. Além disso, o espaço também conta com horta comunitária e uma área reservada para aulas de educação no trânsito. As salas de aula para treinamento e instrução dos policiais serão utilizadas também para alfabetização de adultos.

Secretaria deverá construir, em parceria com a comunidade, área de lazer na região

Durante a cerimônia, o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, comprometeu-se, em parceria com a comunidade, a urbanizar um trecho de aproximadamente seis quilômetros, ao longo da adutora que corta a região. O objetivo é construir uma área de lazer para uso da população. De acordo com o governador, a adutora, com 42 quilômetros de extensão, tem uma grande área de proteção, que varia de largura, chegando até a 40 metros. “A Sabesp está elaborando um projeto para que essa área tenha quadras esportivas e ciclovias. Como a atividade fim da Sabesp não é construir áreas de lazer, estamos estudando parcerias com a sociedade civil, para que isso seja feito por meio de mutirões”, explicou.

Ele lembrou que próximo a essa área há um bairro chamado Jardim Marilu, onde o Governo do Estado entregou 980 apartamentos para policiais.

A região onde atua a 6ª Cia. de Polícia é bastante carente em áreas de lazer. São cerca de 18 quilômetros quadrados, abrangendo os bairros Parque São Rafael, Jardim Rodolfo Pirani, Jardim Santo André, Jardim Iguatemi, Pró-Morar, Jardim São Francisco, Jardim Vera Cruz, Cohab São Francisco e parte de Sapopemba. Nessas regiões vivem cerca de 110 mil habitantes e existem 32 escolas públicas, um Distrito Policial e sete bolsões de extrema pobreza.

O secretário destacou que a 6ª Cia. será a 1ª Companhia do futuro 38º Batalhão de Polícia, que aguarda votação da lei na Assembléia Legislativa para ser criado.

Policiamento da região recebe 42 motos

O governador também entregou 42 motos Honda XR 250 cilindradas para o policiamento das regiões Leste e Sudeste. Cada motocicleta custou R$ 14,3 mil, totalizando um investimento de R$ 600,6 mil.

Das 42 motos, 29 são destinadas ao Comando de Policiamento de Área Metropolitano 4 (CPA/M-4), responsável pelo policiamento dos bairros de Penha, Vila Carrão, Mooca e São Miguel Paulista. Outras 13 motocicletas vão para o CPA/M-9, que responde pelo policiamento dos bairros Itaquera e Parque do Carmo.

Alckmin destacou que o Estado vai ampliar o trabalho de policiamento com motocicletas. “Com isso, a Polícia ganhará mais agilidade, rapidez e eficiência”, disse.

Cíntia Cury