Zona Leste ganha unidade para menores da Febem

A 57ª unidade entregue pelo governador terá atividades culturais e esportivas

seg, 10/06/2002 - 15h39 | Do Portal do Governo


Acomodações para 40 adolescentes da Região Leste, atendimento individualizado, aulas regulares, cursos profissionalizantes, solarium e quadra de esportes coberta. Assim vai funcionar a Febem Encosta Norte, entregue pelo governador Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira, dia 10, no bairro do Itaim Paulista.

O prédio que abriga a nova unidade, a 57ª do Estado, foi reformado e ampliado para possibilitar a realização dos programas destinados aos adolescentes infratores, após a implementação de nova filosofia adotada pela Febem.

Além dos cursos regulares, ministrados por professores da rede estadual de ensino, os internos terão também cursos profissionalizantes. ‘É muito importante que o adolescente saia da unidade preparado para mercado de trabalho’, disse o governador.

Ele lembrou o benefício oferecido a 18 meninos e duas meninas com o o curso de gráficos, realizado em parceria entre a Febem, o Centro Tecnológico Técnica Paula Souza, o Sindicato dos Gráficos a Imprensa Oficial. ‘Eles foram diplomados e saíram já com emprego no Parque Industrial e com carteira assinada’, ressaltou.

Entre outros resultados positivos, Alckmin citou a queda da reincidência criminal por parte dos menores atendidos pela Febem. ‘Antes de adotarmos o novo método, 30% dos adolescentes que deixavam a Febem voltavam a cometer delitos. Hoje, este número está em 6% com tendência de queda maior’, destacou.

Na unidade do Itaim Paulista, os menores terão aulas de culinária na mini padaria doada pelo Fundo Social de Solidariedade, cursos de informática e serigrafia. ‘Nós queremos que esses adolescentes todo o tempo ocupado e com atividades sadias’, disse Maria Luiza Granado, presidente da entidade. Ela disse ainda que agora os menores recebem tratamento adequado. ‘Fazemos por eles o que eles precisam e merecem que seja feito de acordo com os mandamentos do Estatuto da Criança que este Governo tanto respeita’, observou.