Zona Leste ganha sua primeira faculdade pública

Ao inaugurar a Fatec Zona Leste, o governador Geraldo Alckmin atende uma antiga reivindicação da região

sáb, 06/04/2002 - 12h43 | Do Portal do Governo


A Zona Leste da Capital ganha sua primeira faculdade pública. É a Fatec Zona Leste – Faculdade de Tecnologia – no bairro Cidade A. E. Carvalho, inaugurada neste sábado, dia 6, pelo governador Geraldo Alckmin. ‘Hoje é um dia histórico para a Capital e que nos leva a uma reflexão: a luta do povo unido com um governo sério transforma um sonho em realidade’, disse o governador, referindo-se à entrega da faculdade, que atende uma antiga reivindicação dos moradores da região.

Durante o lançamento da pedra fundamental da obra, em 27 de maio de 2001, Alckmin comparou a região a outro país da América do Sul. “A Zona Leste da Capital tem mais de 4,5 milhões de habitantes, maior que a população do Uruguai”, observou.

Os investimentos do Governo do Estado foram da ordem de R$ 7,6 milhões em obras e equipamentos. A faculdade é mantida pelo Centro Paula Souza, uma instituição ligada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Construída em nove meses, a nova unidade vai beneficiar, quando plenamente ocupada, 1.440 alunos, abrindo 160 vagas por semestre, com dois cursos superiores: Tecnologia em Informática, com ênfase em Gestão de Negócios, e Tecnologia em Logística, com ênfase em Transportes.

Cada curso terá 40 vagas para o período vespertino e outras 40 vagas, para o noturno. Também está previsto entrar em atividade um terceiro curso: Tecnologia de Produção, com ênfase em Plásticos que ofertará os mesmos números de vagas e períodos de estudos.

“Esta faculdade começa a responder aos anseios da região, altamente populosa. Hoje, vivemos num mundo tecnológico muito avançado e, por isso, essa Fatec tem papel muito importante de ser uma semente de esperança do desenvolvimento social e econômico da Zona Leste”, comentou padre Ticão, um dos líderes comunitários da região e um dos idealizadores da nova unidade de ensino superior.

Prédio vai abrigar Escola Técnica e Núcleo de Pesquisa

Com aproximadamente 7 mil metros quadrados de área construída, a Fatec da Zona Leste tem 16 salas de aula, 10 laboratórios, biblioteca, auditório, sala de projeção e demais dependências administrativas e de apoio, totalizando 56 ambientes.

Para atender às exigências dos cursos, a Fatec contará com laboratório CAD-CAM (com 21 computadores), biblioteca com acervo inicial especializado com 400 títulos, além de laboratórios de informática, logística e idiomas. Pelo convênio PROBE/FAPESP, os alunos também terão acesso à Biblioteca Eletrônica Científica, de 810 títulos.

Além da faculdade, o prédio vai abrigar uma Escola Técnica Estadual, com 80 vagas, e um Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. O terreno tem 25 mil metros quadrados.

O Centro Paula Souza administra, além desta nova unidade, outras nove Faculdades de Tecnologia (São Paulo, no bairro da Luz, Americana, Guaratinguetá, Indaiatuba, Jaú, Ourinhos, Santos, Sorocaba e Taquaritinga) e 108 escolas técnicas estaduais, que juntas atendem cerca de 100 mil alunos, dos quais 10 mil por meio de cursos superiores de tecnologia oferecidos pela faculdade.

Vestibular

O primeiro vestibular da Fatec da Zona Leste teve um total de 4.617 candidatos inscritos concorrendo às 160 vagas oferecidas. O resultado da primeira lista de aprovados foi divulgado no dia 28 de março e as matrículas feitas no dia 1º de abril. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 8.

Terreno abrigaria um CDP

O terreno onde está o Centro Tecnológico da Zona Leste, como foi denominado em decreto as três unidades, seria destinado para a construção de um Centro de Detenção Provisória (CDP). Sensível às manifestações populares, o governador Mário Covas suspendeu as obras, iniciadas em 1999. Posteriormente ele autorizou a construção da instituição de ensino.

Gislene Lima