Zezé e Luciano assistem aos ‘Dois Filhos de Francisco’ ao lado de professores

Encontro foi em homenagem ao Dia do Professor, no Palácio dos Bandeirantes, nesta segunda-feira, dia 17

ter, 18/10/2005 - 12h32 | Do Portal do Governo


Encontro no Palácio dos Bandeirantes foi em homenagem ao Dia do Professor

Quase mil professores vindos de todo o Estado participam nesta segunda-feira, dia 17, da festa em homenagem ao Dia do Professor, no Palácio dos Bandeirantes. Eles acompanharam o filme ‘Dois Filhos de Francisco’, que mostra a saga da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, contada a partir da luta do pai Francisco e da mãe Helena, pais dos artistas. Tanto a dupla quanto os pais estavam no evento, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, da primira-dama Lu Alckmin, e do secretário de Educação, Gabriel Chalita e do crítico de cinema Rubens Ewald Filho.

A programação incluiu ainda uma exposição sobre o Programa “Caminho das Artes”, da Secretaria de Estado da Educação, que tem proporcionado aos educadores a chance de estar mais perto das artes em geral.

Ewald Filho informou que o roteiro do filme será publicado através da coleção Aplauso, com apoio do Governo do Estado e será distribuído em todas as escolas estaduais. ‘É um filme que é bem compreendido, pois tem um história de família, que tem uma mensagem e mostra a importância da família’, disse.

O governador agradeceu a presença da dupla sertaneja e seus pais e dos professores da rede estadual e destacou a importância do cinema brasileiro. ‘O cinema fala das nossas coisas, realidade e cultura’, comentou Alckmin.

Sobre o filme

Francisco, lavrador do interior de Goiás, tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos numa famosa dupla sertaneja. Morando numa casinha de adobe, em meio ao nada e horas distante do vilarejo mais próximo, ele não mede esforços neste caminho.

Em 1990 Zezé Di Camargo e Luciano gravam e lançam um disco com a música ‘É o Amor’, composta por Zezé. Com a ajuda do pai, os filhos de Francisco conquistam as rádios e vendem um milhão de discos.

Zezé di Camargo e Luciano, os filhos de Francisco, comemoram neste ano 20 milhões de cópias vendidas.

A caminho do Oscar

“Dois Filhos de Francisco’, filme dirigido por Breno Silveira, é o longa-metragem nacional que será indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer ao Oscar 2006 representando o Brasil na categoria melhor filme estrangeiro. A lista com todos os concorrentes sai no dia 31 de janeiro do próximo ano e a entrega do prêmio será em março, em Los Angeles (EUA).

O anúncio foi feito pelo secretário do Audiovisual do MinC (Ministério da Cultura), Orlando Senna, e pela Comissão de Seleção, que esteve reunida na sede do ministério, em Brasília, para escolher um título dentre 12 inscritos. O longa do diretor Breno Silveira está sendo apresentado para disputar uma das cinco vagas para a 78ª Cerimônia Anual de Premiação – Oscar 2006, na categoria de melhor filme estrangeiro.

Helder Bertazzi