Vigilância Sanitária Estadual lança boletim de farmacovigilância

De três em três meses publicação chegará a médicos, farmacêuticos, enfermeiros e odontologistas

seg, 17/10/2005 - 10h37 | Do Portal do Governo

De três em três meses publicação chegará a médicos, farmacêuticos, enfermeiros e odontologistas

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, lança nesta terça-feira, 18 de outubro, às 9h30, o Boletim Informativo da Farmacovigilância do Estado de São Paulo. Dirigido a profissionais de saúde, será um instrumento de divulgação da Farmacovigilância do Estado e de sensibilização sobre a necessidade de notificar toda suspeita de reação adversa causada por medicamento ou mesmo de outros problemas relacionados a medicamentos.

Serão distribuídos trimestralmente cerca de 200 mil exemplares. Médicos, farmacêuticos, enfermeiros e odontologistas receberão os boletins. A indústria farmacêutica e os hospitais é que são responsáveis, hoje, pela maioria da notificações à Vigilância Sanitária. A partir da análise das notificações pode-se corrigir falhas dos medicamentos ou até suspender sua comercialização se trouxerem risco à saúde da população.

‘Há muitos casos de profissionais de saúde que desconhecem a necessidade da notificação. É isso que queremos mudar. O objetivo do boletim é divulgar a importância das notificações’, diz Iara Alves de Camargo, diretora da Vigilância Sanitária Estadual.

O boletim trará informes do Núcleo de Farmacovigilância da Vigilância Estadual e informações sobre como notificar, além de notícias sobre segurança de medicamentos, informações gerais como sites e bibliografias de interesse.

O lançamento acontecerá no Areópago_ rua Clélia, 910 – Lapa. Podem participar do evento profissionais de saúde e demais interessados. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do CVS – www.cvs.saude.sp.gov.br. Informações: peri@cvs.saude.sp.gov.br, ou pelos telefones (11) 3065-4743 / 3065-4619.

Secretaria de Estado da Saúde