Videoconferência: Política de Segurança Alimentar será discutida na Rede do Saber

Será nesta segunda-feira, dia 6, a partir das 15 horas

seg, 06/12/2004 - 8h01 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CONSEA/SP realiza nesta segunda-feira, dia 6, das 15 às 16h30, uma videoconferência no ambiente da “Rede do Saber”, da Secretaria de Estado da Educação. O programa será gerado a partir do estúdio central, na Casa Caetano de Campos (Praça da República, 53, 2º andar, sala 38, em São Paulo) e terá a participação interativa das 89 salas da rede no Estado de São Paulo.

O programa abordará o tema: Direito ao Alimento e Nutrição – “Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável”, com palestras seguidas de perguntas e respostas. Os videoconferencistas, que ficarão no estúdio central, são: o prof. Gabriel Chalita, secretário da Educação; a profa. Maria Helena Guimarães de Castro, secretária estadual da Assistência e Desenvolvimento Social e vice-presidente do CONSEA/SP; o bispo d. Mauro Morelli, atual presidente do Conselho; e o prof. Walter Barelli, secretário-geral.

O objetivo da videoconferência é a sensibilização dos diversos atores que participam ou poderão participar das ações do Conselho, para a importância do tema, com vistas à formação e implantação das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CRSANS.

Algumas questões conceituais que norteiam as atividades do Conselho serão abordadas na palestra de d. Mauro: Direito básico à alimentação; Responsabilidade: família, sociedade e governo; Parceria entre o povo e o governo do Estado de São Paulo; Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SANS / CRSAN; Recursos naturais e desenvolvimento; Nutrição materno-infantil (mutirão); Plano Paulista de SANS e Lei Orgânica de SANS, que estão em elaboração no Conselho e deverão ser entregues ao governador Geraldo Alckmin em 2005.

Deverão participar da videoconferência nas diversas salas da Rede do Saber: os diretores das DRADS (Divisões Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social); dirigentes regionais e supervisores de Ensino; professores das áreas de ciências e geografia (ATPs); os 103 CONSEAS’s Municipais (Conselhos Municipais de Assistência Social), no Estado de São Paulo; SESI; SEBRAE; SESC; SENAC; Universidades; os 108 conselheiros estaduais do CONSEAS e os 89 delegados eleitos à Conferência Nacional.

O Conselho

O CONSEA/SP foi instituído em abril de 2003 e é formado por 54 conselheiros, sendo 18 do Governo do Estado de São Paulo e 36 da sociedade civil, entre empresários, sindicalistas, religiosos e representantes de ONGs e movimentos sociais. O objetivo é assessorar o governo na formulação de políticas públicas de segurança alimentar. Cabe ao conselho a elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; articulação entre o governo e a sociedade civil; incentivar parcerias; implementar a criação de conselhos regionais e municipais; propor e divulgar ações e promover campanhas de conscientização.

O foco prioritário de trabalho do Conselho são as 850 mil famílias do Estado de São Paulo com renda igual ou inferior a um salário mínimo. A proposta central é oferecer acesso aos alimentos básicos e desenvolver uma política nutricional materno-infantil, adequada aos programas de combate à desnutrição.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

C.C.