Videoconferência para audiência de presos inaugura Justiça do século XXI

Na opinião de Alckmin, modelo deverá ser copiado por todo o Brasil

sex, 23/05/2003 - 13h08 | Do Portal do Governo

O modelo de audiência de presos por meio de videoconferência, como o que foi realizado nesta quinta-feira em São Paulo, inaugura, na opinião do governador Geraldo Alckmin, a Justiça do século XXI. ‘É mais rápida, mais acessível, e eficiente, além de reduzir custos. Acho que o Brasil inteiro vai trilhar esse caminho da videoconferência’, afirmou o governador após ministrar aula magna em comemoração aos 40 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, nesta sexta-feira, dia 23, no Memorial da América Latina.

Alckmin destacou que espera que a lei contemple de maneira muito explícita a possibilidade de realização das videoconferências. Ele também elogiou o Poder Judiciário de São Paulo, que colocou a tecnologia a serviço da Justiça.

A audiência realizada por meio de videoconferência em São Paulo, nesta quinta-feira, transmitiu imagens provenientes do Fórum da Barra Funda, do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Belém e da Penitenciária de Presidente Bernardes ao Senado Federal, em Brasília. Foram ouvidos 15 integrantes de uma facção criminosa.

A videoconferência foi acompanhada por senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu.

Cíntia Cury