Vídeo: Memorial da América Latina exibe filmes e documentários sobre o índio brasileiro

São três sessões com entrada gratuita

qui, 18/04/2002 - 11h25 | Do Portal do Governo

No mês em que se comemora o Dia do Índio – 19 de abril, o Memorial da América Latina está apresentando filmes e documentários que trazem visões diferenciadas dos primeiros habitantes desta terra.

Ora mostrados como indíviduos perfeitamente afinados com o modelo colonizador imposto, ora ridicularizados como selvagens que precisam ser domesticados, os índios brasileiros freqüentam as telas desde os primórdios do cinema nacional.

São três sessões por dia, às 10, 12 e 15 horas, com entrada gratuita. Para consultar a programação completa, incluindo as sinopses dos filmes, clique aqui.

Dia do Índio

O Dia do Índio foi instituído no Brasil pelo Decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas e pelos ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha. O governo brasileiro adotou recomendação do 1º Congresso Indigenista Interamericano, que tinha tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas.