Vestibular: USP oferece 612 vagas para a Transferência 2005

Exame é aberto a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior

seg, 14/06/2004 - 17h51 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo realizará neste ano o Exame de Transferência – 2005, aberto a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior, exceto para graduandos de cursos seqüenciais. Alunos com matrícula trancada poderão participar do processo. Contudo, se forem aprovados, deverão estar regularmente matriculados no primeiro semestre de 2005 para que a transferência se efetive.

O processo constará de duas etapas. No dia 01 de agosto, domingo, haverá uma prova de pré-seleção, aplicada pela FUVEST, para todos os candidatos inscritos. Os selecionados nessa etapa continuarão o processo nas diversas unidades da USP, segundo datas e regras divulgadas nos editais, que estarão disponíveis nas respectivas seções de alunos, a partir de 13 de maio.

Todos os inscritos farão provas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além dessas duas provas, os candidatos da área de Humanas terão questões de Cultura Contemporânea; os de Biológicas responderão a perguntas de Genética e Bioquímica e os candidatos da área de Exatas terão testes de Física e Matemática. O exame de pré-seleção terá um total de 80 questões.

Serão classificados para a segunda etapa três candidatos por vaga, com exceção dos cursos de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Música e Curso Superior do Audiovisual, oferecidos pela ECA, que terão oito candidatos por vaga disponível.

A Fuvest recomenda aos candidatos que consultem ambos os editais da FUVEST e da Escola onde pretendem ingressar, antes de efetuarem o pagamento da taxa.

O processo de transferência conjunta será feito para o preenchimento de 612 vagas, assim distribuídas: 58 na área de Biológicas, 448 na área de Exatas e 106 na área de Humanas.
Algumas escolas farão seus próprios concursos: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – São Paulo (somente para o curso de Ciências Sociais), Instituto de Física de São Carlos – São Carlos e Instituto de Química de São Carlos – São Carlos.

As inscrições deverão ser feitas em dias úteis, entre 14 e 18 de junho, das 10h às 18h e no dia 19 (sábado) das 10h às 16h, em postos da região Metropolitana de São Paulo e nos campi da USP no interior do estado. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 74,00, deverá ser feito em agências credenciadas do Banespa no citado período de inscrição.

  • Mais informações no site da Fuvest ou pelo telefone (11) 3093-2300.