Vestibular: Unidade Leste da USP lança site

Campus fica em Ermelino Matarazzo

qui, 09/09/2004 - 14h57 | Do Portal do Governo

Candidatos ao Vestibular Fuvest 2005 e interessados em conhecer o campus da USP Leste dispõem de um novo endereço na Internet. Por meio do portal www.uspleste.usp.br, os internautas terão a possibilidade de conhecer o perfil dos cursos de graduação, informações sobre a vida acadêmica no novo campus, o histórico do projeto e as atividades de extensão desenvolvidas no Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (Nasce).

O novo campus da USP Leste, com o início das aulas previsto para fevereiro de 2005, receberá os cursos de Gestão Ambiental, Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas, Marketing, Licenciatura em Ciências da Natureza, Lazer e Turismo, Tecnologia Têxtil e da Indumentária, Ciências da Atividade Física, Gerontologia e Obstetrícia. No total, serão oferecidas 1.020 vagas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Tais cursos já fazem parte do Vestibular Fuvest 2005.

Uma das inovações do projeto pedagógico dos cursos a serem ministrados no novo campus da Universidade é que os alunos ingressantes na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste cursarão um ciclo básico comum a todos os cursos. O objetivo é promover uma iniciação acadêmica dos novos alunos em propostas interdisciplinares e que estejam voltadas à realidade da sociedade e da região em que a nova unidade está inserida.

As obras do Núcleo Inicial Didático do novo campus, que tiveram início em maio deste ano, estão a todo vapor. A previsão é de que o novo prédio esteja concluído até o final de dezembro de 2004.

O Núcleo Inicial Didático é um prédio em dois pavimentos constituído por oito salas de aula, três salas de aula especiais para acomodar 120 alunos em cada uma, duas salas para informática, dois laboratórios básicos, sala para biblioteca e salas para docentes. A área construída totalizará 5.200 metros quadrados. O custo da obra está estimado em R$ 3,3 milhões.

O Núcleo será complementado por uma nova edificação, o Centro de Apoio Técnico (CAT), que incorporará área adicional de 600 metros quadrados, prevendo-se acomodações para apoio administrativo e outras facilidades necessárias para o suporte aos cursos programados para a USP Leste em seu primeiro ano. As obras do CAT deverão estar concluídas até o final de outubro. Compõe ainda o conjunto do Núcleo Inicial o bloco destinado a acomodar a segurança do campus, em fase de conclusão.

A USP Leste está sendo implantada em uma área de 1.250.000 metros quadrados junto ao Parque Ecológico do Tietê, entre a Rodovia Ayrton Senna e a linha F da CPTM (estações Engenheiro Goulart e Ermelino Matarazzo), na considerada Gleba 1 do campus.

No dia 10 de setembro, sexta-feira, o governador Geraldo Alckmin fará uma visita às obras do campus da USP Leste, a partir das 10h. O campus da USP Leste está localizado à Avenida Arlindo Bétio, s/n, Jardim Verônica, em Ermelino Matarazzo.

Da Assessoria de Imprensa da USP/Adriana Cruz/L.S.