Vestibular: Unesp recebe número recorde de inscrições para Vestibular 2003

Diretor da Vunesp atribui fenômeno ao aumento de formados no ensino médio e à divulgação dos exames e cursos da Unesp

ter, 29/10/2002 - 17h02 | Do Portal do Governo

A Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) contabiliza um aumento de 5,4% nas inscrições para o concurso vestibular 2003, em relação ao exame do ano passado. São 90.468 candidatos, ante 85.865 em 2002.

A Vunesp é a responsável pela realização dos exames para ingresso nos cursos de graduação da Unesp, que neste ano oferece 5.680 vagas em 141 opções de cursos, ministrados em 16 cidades do Estado de São Paulo.

O físico Fernando Prado, diretor acadêmico da Fundação, ressalta que os maiores índices de expansão das inscrições foram registrados em algumas das principais cidades do Estado: 8,3% na capital, 21,6% em Jundiaí, 15,5% em Santo André, 15,3% em São José dos Campos, além de 5,8% em Campinas e 5,6% em São José do Rio Preto.

Para o dirigente da Vunesp, esse fenômeno se explica pelo crescimento significativo que ocorre no volume de alunos formados pelo ensino médio, principalmente nas grandes cidades, onde o mercado, por ser mais concorrido, exige um preparo melhor dos profissionais. ‘A universidade é o caminho natural para a formação adequada do postulante ao mercado de trabalho’, conclui.

Outro motivo para o aumento do número de candidatos, segundo Prado, foi a eficiente divulgação do vestibular e dos cursos da Unesp. ‘O aluno do ensino médio geralmente carece de informações sobre o ensino superior público’, explica. ‘Portanto, temos um dever social de tornar essas informações disponíveis.’

Os candidatos inscritos devem ficar atentos para a data de recebimento do cartão de convocação, entre os dias 18 e 21 de novembro. Caso haja algum imprevisto, o vestibulando deve ligar para o Disque-Vunesp (11) 3874-6300 e comunicar o fato.

As provas específicas de habilidade e de aptidão serão realizadas entre os dias 7 e 12 de dezembro. Já o exame de Conhecimentos Gerais acontece no dia 15 de dezembro; o de Conhecimentos Específicos, no dia 16; e o de Língua Portuguesa, no dia 17. No dia 7 de fevereiro, a Vunesp divulga a lista de aprovados, que devem realizar as matrículas nos dias 11, 12 e 13 do mesmo mês.