Vestibular: Unesp divulga normas de vestibular de 2003

Universidade Estadual Paulista tem faculdades em 16 cidades do Estado e vai oferecer 5.680 vagas

sex, 26/07/2002 - 19h50 | Do Portal do Governo

A Reitoria da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp) está publicando na edição de hoje do Diário Oficial as normas para o vestibular 2003, que oferece 5.680 vagas nas áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas.

Os exames serão realizados nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, de acordo com o calendário já divulgado anteriormente. Ainda de acordo com o calendário, as inscrições poderão ser feitas de 23 de setembro a 11 de outubro.

O Manual do Candidato, que também estará disponível a partir de 23 de setembro, custará R$ 10,00. No ano passado, o vestibular da Unesp reuniu 85.865 candidatos. Neste ano, com a ampliação do número de faculdades e de vagas, a Vunesp (Fundação para o Vestibular) calcula que poderá receber 100 mil inscrições.

A Unesp tem unidades em 16 cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Vicente e São Paulo.

Pesos e critérios

O exame será realizado em uma única fase, com provas de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa. A Prova de Conhecimentos Gerais, sob a forma de teste de múltipla escolha, comum às três áreas, constará de 84 questões, igualmente distribuídas pelas disciplinas: Matemática, Biologia, Geografia, Física, História, Química, Língua Estrangeira (Inglês ou Francês).

A Prova de Conhecimentos Específicos será de natureza analítico-expositiva e versará sobre:
1 – na Área de Ciências Biológicas: Biologia (10 questões), Química (6 questões), Física (5 questões) e Matemática (4 questões);
2 – na Área de Ciências Exatas: Matemática (10 questões), Física (9 questões) e Química (6 questões);
3 – na Área de Humanidades: História (10 questões), Geografia (9 questões) e Língua Portuguesa (6 questões).

A Prova de Língua Portuguesa, comum às três áreas, será realizada sob a forma discursiva e constará de 10 questões e de uma redação.
Como nos anos anteriores, candidatos que realizaram a prova do Enem poderão ter sua nota considerada na prova de Conhecimentos Gerais (caso essa nota seja superior à obtida na prova da Vunesp).

Para os cursos que não exigem Prova Específica, serão conferidos os seguintes pesos às notas obtidas:
a) Conhecimentos Gerais – peso 1 (um);
b) Conhecimentos Específicos – peso 2 (dois);
c) Língua Portuguesa – peso 2 (dois).
Para os cursos que exigem Prova Específica, esta poderá ter peso 1 (um), 2 (dois) ou 3 (três), conforme a área escolhida.
Os resultados dos exames serão divulgados no dia 7 de fevereiro de 2003, com realização de matrículas nos dias 11, 12 e 13.

Mais informações: www.vunesp.com.br.

Da Agência Imprensa Oficial