Vestibular: Primeira fase da Unicamp será neste domingo

Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp registrou recorde de inscritos

sex, 19/11/2004 - 16h02 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou recorde de inscritos no Vestibular Unicamp e 53.756 candidatos são esperados para a primeira fase, que será realizada no próximo domingo, dia 21, em 20 cidades brasileiras: Campinas, São Paulo, Santo André, Bauru, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

Horário

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 13 horas, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45. A prova começa às 14 horas. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília.

Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito e congestionamento em alguns locais, como no Campus I da PUC Campinas e no Campus II da UNIP Campinas.

A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecerem o caminho.

Ficha de Inscrição e documento

Este ano, com as inscrições on-line, os candidatos não precisaram levar a ficha até um posto de inscrição da Unicamp. A ficha, com assinatura e foto recente do candidato, deverá ser levada no dia da prova da primeira fase. Para se certificarem que estão inscritos, os candidatos devem consultar o link “situação de inscrição”, na página da Comvest na internet. Caso tenham perdido a Ficha, também poderão imprimi-la novamente a partir do link “Segunda Via de Ficha de Inscrição”.

Para a prova, o candidato deve levar também o documento original de identidade que indicou na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e régua pequena.

O que é e o que não é permitido no dia da prova

É permitido que os candidatos levem à prova, água, sucos, refrigerantes, balas, doces, chocolates e usem roupas leves, como bermudas e shorts, desde que adequados. É vedada a utilização de calculadora, pager, telefone celular, relógio eletrônico, corretivo líquido e boné.

A prova

A prova da primeira fase da Unicamp inclui a Redação e 12 Questões Gerais de natureza discursiva das disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Os candidatos têm quatro horas para a realização do exame e só podem deixar o local após transcorrida uma hora e meia de prova, ou seja, a partir das 15h30. Nesta prova, 60 pontos são atribuídos à Redação e 60 pontos às Questões Gerais, perfazendo o total de 120 pontos. São eliminados do Vestibular os candidatos que obtiverem nota 0 (zero) em qualquer um dos dois componentes desta prova: componente 1 – Redação e componente 2 – Questões Gerais. Apenas os candidatos que obtiverem pelo menos 50% dos pontos na parte de conhecimentos gerais terão a redação corrigida, com os limites de no mínimo seis e no máximo 12 candidatos por vaga em cada curso. Os candidatos que não obtiverem pelo menos 30 pontos (50%) na parte de conhecimentos gerais estarão eliminados da segunda fase.

Juliana Sangion, da Assessoria de Imprensa da Unicamp

M.J.