Vestibular: FIA oferece cursinho pré-vestibular gratuito

Trata-se de um programa de caráter social para preparar estudantes carentes para o vestibular da Fuvest

qua, 15/01/2003 - 17h49 | Do Portal do Governo

Um grupo de 50 alunos estudantes de escolas públicas do município de Itapevi, na Grande São Paulo, participam a partir de fevereiro do Cursinho FIA Pré-vestibular

A Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição conveniada com a FEA/USP, pelo segundo ano consecutivo oferece o Cursinho FIA pré-vestibular para alunos do terceiro ano do ensino médio, de baixo poder aquisitivo, matriculados na rede pública de ensino.

Trata-se de um programa de caráter social para preparar estudantes carentes para o vestibular da Fuvest. O Programa determina que o candidato curse o último ano do ensino médio, seja dedicado, tenha necessidades sociais e aspire carreira ligada às áreas de ciências humanas aplicadas: Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Relações Internacionais, Comunicação, Turismo, Artes e Sociologia.

Este ano, o município de Itapevi foi selecionado por contar com a maioria da população de baixa renda, estar localizado na região oeste da Grande São Paulo, portanto, próximo à Cidade Universitária – o que facilita o trajeto dos alunos até o local das aulas – e responder prontamente ao convite da FIA.

Além de oferecer local para divulgação e inscrição dos interessados, a prefeitura de Itapevi vai custear o transporte dos alunos durante o curso. Dentre mais de 300 inscritos, 50 serão selecionados no próximo dia 20 de janeiro, quando realizarão testes psicológicos e de inteligência e capacidade de aprendizagem aplicados por profissionais do departamento de Recursos Humanos da FIA. Os testes irão acontecer nas dependências de uma escola cedida pela prefeitura de Itapevi.

As aulas começam no dia 10 de fevereiro, em período integral e serão ministradas por mestrandos e graduandos de algumas das unidades da USP, entre elas as faculdades de Letras, História, ECA, FEA, Escola Politécnica, além da PUC. Os candidatos receberão alimentação, material didático – fornecido graças a uma parceria com o curso Objetivo – apoio psicológico e pedagógico, além do pagamento da inscrição na Fuvest, que será subsidiado pela FIA. Segundo a coordenação do Cursinho FIA, o projeto envolve um investimento de R$ 700 mil.

Entre os 34 estudantes que concluíram a primeira turma, quatro foram selecionados para participar da segunda fase da Fuvest. O projeto teve inicio no segundo semestre de 2002, com aulas somente no período da tarde e contou com a participação de alunos de escolas da zona oeste de São Paulo selecionados de acordo com critérios educacionais e sociais definidos pela FIA.

O período de inscrições para a segunda turma está encerrado.


Sobre a FIA – Professores do Departamento de Administração da FEA/USP se uniram, em 1980, para criar a Fundação Instituto de Administração. Desde então, cerca de dois mil projetos de pesquisa, treinamento e consultoria foram realizados, garantindo à instituição excelência para o desenvolvimento de estudos e a prestação de serviços nas mais variadas áreas de especialização.

Cursinho FIA Pré-Vestibular Gratuito

Início das aulas: a partir de 10 de fevereiro de 2003, das 07h30 às 18h00.

Local: Centro de Treinamento da FIA, rua José Alves Cunha Lima, 172, Butantã, São Paulo.

Informações pelos telefones (11) 3733-9595 / 9588 / 9591, com Suzana Gomes, ou pelo e-mail