Vestibular: Começa matrícula dos candidatos aprovados nas universidades estaduais

USP e Unesp recebem matrícula até terça-feira, dia 11. Prazo na Unicamp termina nesta segunda-feira

seg, 10/02/2003 - 11h42 | Do Portal do Governo

Estão sendo realizadas nesta segunda-feira, dia 10, as matrículas para os candidatos aprovados em primeira chamada nas universidades estaduais paulistas.

Confira a relação de documentos necessários para efetuar a matrícula na USP, UNESP e UNICAMP.

USP – Universidade de São Paulo

As matrículas serão realizadas hoje e amanhã, dias 10 e 11 de fevereiro. A segunda chamada sairá no dia 14 e as matrículas serão no dia 17. A terceira e última chamada será no dia 21, com a matrícula no dia 24.

Matrícula deve ser confirmada
A efetivação da matrícula dos aprovados em todas as chamadas deve ser confirmada pessoalmente, nos dias 25 e 26, na seção de alunos do curso. Quem não fizer a confirmação perderá a vaga.

Documentos necessários
O candidato aprovado na USP deverá providenciar o original e duas cópias do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, de seu histórico escolar e de sua cédula de identidade. Os originais serão usados para verificação e não serão retidos. O calouro também deve apresentar duas fotos 3×4 datdas com menos de um ano.

Na Santa Casa, o futuro aluno deverá levar duas fotos 3×4 recentes e pagar a matrícula de seu curso. Sua lista de documentos deve ser apresentada com duas cópias autenticadas:

prova de conclusão do ensino médio;
histórico escolar
certidão de nascimento;
cédula de identidade;
título de eleitor;
prova de quitação com obrigações militares;
CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

UNESP – Universidade Estadual Paulista

Para efetuar a matrícula, o aprovado em primeira chamada deverá comparecer à seção de graduação da faculdade ou instituto onde funciona o curso escolhido, nos dias 11 ou 12 de fevereiro, das 9 às 18 horas.

Serão necessárias duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais de cada um dos documentos listados abaixo:

– Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
– Histórico Escolar completo do curso do Ensino Médio ou equivalente;
– Certidão de Nascimento ou de Casamento;
– Cédula de Identidade;
– Título de Eleitor para brasileiro maior de 18 anos;
– Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou protocolo de solicitação;
– Certificado de comprovação de quitação do Serviço Militar para brasileiros do sexo masculino, maiores de 18 anos
– 2 fotos recentes 3 X 4

Obs.: Não será efetuada a matrícula caso falte algum dos documentos exigidos.

Lista de espera
O candidato cujo nome constar em lista de espera também deverá comparecer à seção de graduação, no dia 13 de fevereiro, das 8 às 12 horas, para confirmar interesse por eventual vaga.

Seguindo a ordem de classificação dos candidatos, às 15 horas, a seção de graduação efetuará as matrículas daqueles que compareceram pela manhã e confirmaram interesse pela vaga, de acordo com o número de vagas remanescentes.

O candidato da lista de espera que não confirmar o interesse por eventual vaga, na data e horário estabelecidos, será considerado desistente do processo seletivo e fica excluído de qualquer convocação posterior.

Matrícula por procuração
A matrícula de candidatos convocados, a confirmação de vagas de candidatos de lista de espera e a declaração de interesse por vaga eventualmente remanescente poderão ser feitas por procuração, com firma reconhecida em cartório e mediante apresentação da Cédula de Identidade do procurador.

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) alerta aos candidatos para a necessidade de providenciar com antecedência a relação de documentos para matrícula dos aprovados no Vestibular 2003. A matrícula será realizada somente nesta segunda-feira, dia 10, conforme previsto no calendário do vestibular. Tanto os aprovados como os relacionados na lista de espera devem estar de posse dos documentos para a oficialização da matrícula.

A matrícula dos candidatos convocados para os cursos de graduação da Unicamp deverá ser realizada nas unidades de ensino correspondentes e depende da apresentação de uma cópia autenticada em cartório, ou cópia acompanhada dos originais, de cada um dos seguintes documentos, conforme consta da página 27 do Manual do Candidato-2003: Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; Certidão de Nascimento ou Casamento; Cédula de Identidade; Título de Eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos; Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino; uma foto 3 x 4 recente e colorida.

O candidato que dentro do prazo fixado para matrícula não apresentar a documentação exigida não poderá matricular-se na Unicamp. A matrícula só poderá ser efetuada nos dias e horários estipulados no Calendário de Matrículas.

Matrícula deve ser confirmada
Todos os candidatos que efetuarem matrícula em decorrência da 1ª chamada deverão confirmá-la nas respectivas unidades de ensino no dia 17/2/2003. As matrículas não confirmadas estarão automaticamente e definitivamente canceladas.

Fontes: www.fuvest.br / www.unesp.br / www.unicamp.br

(RK)