Valorização: Incentivo a pesquisadores impulsiona a produção científica

Prêmio de Pós-Graduação da Unesp foi entregue no campus de Jaboticabal

qui, 27/03/2003 - 10h41 | Do Portal do Governo

Nem só do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) vive uma instituição pública de ensino superior. As boas universidades necessitam atualizar constantemente seus laboratórios de pesquisa e suas instalações, e, desta forma, aumentar sua capacidade de pesquisa. Com esse intuito, o Programa de Reestruturação da Pós-Graduação, de autoria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP), instituiu, no início da atual gestão (2001), o Prêmio de Incentivo à Captação de Recursos. Em sua segunda edição, o prêmio foi entregue no dia 27 de fevereiro passado, em cerimônia realizada durante a reunião do Conselho Universitário, no campus de Jaboticabal.

‘É um reconhecimento de nossa instituição, por meio da Reitoria, ao esforço de docentes e unidades universitárias que tiveram desempenho expressivo na captação de recursos’, enfatiza o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, o biomédico Marcos Macari.

O prêmio, uma estatueta representando Atenas, a Deusa da Sabedoria, foi entregue aos três docentes e às três unidades universitárias que se destacaram durante o ano de 2002. Na categoria docente, a bióloga Silvia Rodrigues Machado, docente do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências (IB), campus de Botucatu, foi a primeira, tendo captado recursos junto a órgão de fomento com o projeto temático ‘Estudos Morfológicos, anatômicos, histoquímicos e ultra-estruturais em plantas do cerrado (senso lato) do Estado de São Paulo’. Para a coordenadora do Projeto, a ‘homenagem é incentivo a um trabalho de equipe com visibilidade dentro e fora da UNESP’, comemora.

Trabalhando com o projeto ‘Diretório da Pesquisa Privada’, o economista João Eduardo de Morais Pinto Furtado, coordenador do Grupo de Estudo em Economia Industrial, do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), campus de Araraquara, ficou com o segundo lugar, seguido do engenheiro de materiais Celso Valentim Santilli. Docente do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química (IQ), campus de Araraquara, Santilli é o coordenador do projeto ‘Nanomateriais Cerâmicos e Híbridos Preparados pelo Processo Sol-Gel’.

Na categoria Unidade Universitária, a primeira colocação coube ao IQ, com 11 projetos representando a produção de seus cinco departamentos, entre eles, o do docente Santilli. A diretora do IQ, a química Elizabeth Berwerth Stucchi, destaca que esse prêmio é devido à competência do corpo docente e técnico-administrativo do Instituto. ‘A implantação do Programa é importante para a unidade universitária, pois o docente pode implementar melhorias nos laboratórios sem depender do investimento da unidade. É um crédito que complementa o que não podemos fornecer aos nossos professores’, comenta.

Ainda na categoria Unidade Universitária, a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), do campus de Jaboticabal, com 33 projetos, ficou com a estatueta pela segunda colocação em captação de recursos. O terceiro lugar coube ao IB, campus de Botucatu, também com 11 projetos, inclusive o coordenado pela pesquisadora Silvia. Para o pró-reitor Macari, a instituição do Programa foi uma iniciativa positiva da Reitoria. ‘A Universidade, em grande parte, necessita do esforço dos docentes para superar suas dificuldades.’

V.C.