Vale do Paraíba terá primeiro hospital regional do Estado

Hospital Santa Isabel de Clínicas não vai parar de funcionar durante a desapropriação

seg, 12/04/2004 - 18h47 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin assinou na tarde desta segunda-feira, dia 12, no Palácio dos Bandeirantes, o decreto que autoriza a compra do Hospital Santa Isabel de Clínicas (Hosic) de Taubaté.

O ato ocorreu logo após a reunião com prefeitos da região, que integram o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Paraíba (Codivap). “Não estamos fazendo nenhum privilégio, mas justiça, pois o Vale era a única região que não tinha hospital regional”, disse o governador.

Estima-se que cerca de 20 mil pessoas, da região de 42 municípios, com cerca de 2,5 milhões habitantes, sejam atendidas por mês no Hospital Regional em Taubaté. Ele será administrado pelo Hospital Bandeirantes de São Paulo, entidade vencedora da concorrência aberta pelo Estado. Para isso, o Estado liberou recursos no valor de R$ 20,8 milhões.

“Hoje é um dia histórico, uma vitória para a saúde paulista e para o Vale do Paraíba”, disse o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Ele destacou que a maior batalha foi manter o Hosic funcionando durante sua desapropriação, sem deixar nenhum dos 700 funcionários sem trabalho. “Essa é uma corrida de revezamento. Estamos passando o bastão, o hospital não pode parar. O que interessa é atender o povo. Atender bem a população que não tem recursos, para que todos tenham qualidade de vida melhor”, acrescentou Alckmin.

Parcerias

O Hosic e o Hospital Universitário (HU) de Taubaté deverão atuar de forma integrada, ou seja, o planejamento das ações de cada uma das unidades hospitalares será feito de forma a não sobrepor serviços. Desta forma, os dois hospitais serão a referência hospitalar da região. O HU deve demorar pelo menos um ano para ser incorporado ao Hosic.

O Hospital Bandeirantes ficará responsável pela gestão do hospital regional, que administrará a entidade e contratará médicos, enfermeiros e demais profissionais.

O Governo vai manter o quadro de funcionários existente e ampliar os serviços prestados pelo Hosic. A adoção de parcerias na administração hospitalar é uma prática que o Governo paulista vem adotando com entidades sociais de saúde no objetivo de proporcionar um atendimento com mais qualidade e agilidade para a população. Os últimos 15 hospitais estaduais entregues pelo Governo já contam com esse tipo de gestão.

Ao encerrar Alckmin destacou que “governar é escolher, é priorizar adequadamente a área social” e por isso decidiu pela desapropriação do Hospital e não por construir um novo hospital. Segundo ele, talvez fosse mais cômodo, só que iria levar três anos. “Foi muito inteligente essa solução. A compra do hospital vai permitir ao Hosic maior agilidade e melhoria do atendimento, além de reformas, ampliações e aquisição de equipamentos”, destacou o prefeito de Taubaté, José Ortiz Bernardo. O governador concluiu: “Atendemos a uma reivindicação de mais de 30 anos.”

Lilian Santos