Vacinação: Zé Gotinha visita Grande ABC nesta quinta-feira

Símbolo da campanha de imunização, que terá a 1ª fase em 11 de junho, estará na região às 9h

qua, 08/06/2005 - 11h35 | Do Portal do Governo

Símbolo da campanha de imunização, que terá a
1ª fase em 11 de junho, estará na região às 9h

A Secretaria de Estado da Saúde organizou visitas por todo o Estado do Zé Gotinha e da Maria Gotinha, símbolos da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, com o objetivo de divulgar a primeira fase da imunização, que acontecerá em 11 de junho. Nesta quinta-feira, 9 de junho, os personagens estarão em duas cidades do Grande ABC.

Às 9h a dupla estará em Mauá, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da rua Prefeito Américo Perella, 171 – no Centro. Às 10h irá à praça Vinte e Um de Novembro, também na região central.

A segunda parada será em Santo André. Das 13h às 15h os bonecos irão ao Centro Educacional de Santo André (Cesa) Cata Preta_ estrada da Cata Preta, 810 – Vila João Ramalho. Das 15h30 às 16h30 será visitado calçadão Oliveira Lima.

Na campanha deste ano cerca de 13,8 mil postos de vacinação, 37 mil profissionais e mais de 4,5 milhões de doses de vacinas contra poliomielite estarão à disposição da população em todo o Estado.
Nas duas etapas da campanha as crianças (a segunda será em 20 de agosto) receberão, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. O último caso registrado da doença no Estado de São Paulo ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio. No Brasil a doença está erradicada há 15 anos, sendo que os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e Paraíba.

Secretaria de Estado da Saúde