Vacinação: Secretaria aplica segunda dose da vacina Sabin em 23 de agosto

Crianças com menos de cinco anos devem ir a um posto de saúde, das 8 às 17 horas para tomar as gotinhas

seg, 11/08/2003 - 18h24 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde realiza, no dia 23 de agosto, das 8h às 17h, a segunda fase da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite, para crianças com menos de cinco anos de idade.

A meta é imunizar pelo menos 95% das crianças em idade de vacinação, mesmo percentual de cobertura atingido durante a primeira fase da campanha, realizada em junho.

Todas as crianças em idade de vacinação deverão receber nova dose, independentemente de terem tomado a primeira vacina em 14 de junho. As crianças que tomam a vacina regularmente – doses básicas aos 2, 4 e 6 meses e reforços aos 15 meses e aos 5 ou 6 anos de idade – também devem receber as gotinhas extras durante a campanha.

Serão distribuídas cerca de 5,5 milhões de doses da vacina Sabin em todo o Estado para a segunda fase. Além dos postos de saúde fixos, serão montados postos volantes em locais como shopping centers, escolas, lanchonetes, paróquias e estações de metrô.

A poliomielite está erradicada há 14 anos no Brasil e há 15 no Estado de São Paulo. O último caso foi registrado em 1988, no município de Teodoro Sampaio. “A única maneira de evitarmos o retorno da paralisia infantil em nosso Estado é com altas coberturas vacinais e rigoroso controle epidemiológico. Por esse motivo é importante que pais e responsáveis levem as crianças aos postos de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O poliovírus ainda circula em países como Índia, Nigéria, Paquistão, Afeganistão e Egito. “Os viajantes internacionais são um dos maiores responsáveis pela importação do vírus ‘selvagem’ em uma nação já livre da doença, sendo fundamental um trabalho de Vigilância Epidemiológica atuante e permanente, além das campanhas de vacinação em massa, realizadas no Brasil desde 1980”, diz a diretora de Imunização da Secretaria, Clélia Aranda.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde/ L.S.