Vacinação: Poupatempo e CPTM aderem à campanha de imunização contra a rubéola

Mulheres com idade entre 15 e 29 anos não devem deixar de se vacinar até o próximo dia 16

qui, 08/11/2001 - 9h44 | Do Portal do Governo

Estão disponíveis nos postos de saúde doses da vacina contra a rubéola. Mulheres com idade entre 15 e 29 anos não devem deixar de tomar a vacina. O vírus da doença é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de deficiências, principalmente visuais e auditivas durante a formação dos bebês no útero materno.

O vírus pode ser transmitido pelo contato direto com pessoas infectadas, pelo ar, urina ou sangue contaminados. Os principais sintomas da doença são febre baixa, dores nas juntas, caroços na cabeça e atrás das orelhas, corpo avermelhado e feridas na pele.

Número de casos vem crescendo

De acordo com dados do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em 1999 a incidência de rubéola na faixa etária de 15 a 19 anos era de quatro casos por 100 mil habitantes. No ano passado foram 11,4 registros por 100 mil habitantes.

O número de casos da doença também cresceu na parcela da população de 20 a 29 anos no mesmo período. Em 1999 ocorreram 5,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2000, o número de registros subiu para 11,9 por 100 mil habitantes.

Campanha

Iniciada no último dia 5, a Campanha de Vacinação contra a Rubéola pretende imunizar cerca de cinco mil mulheres em idade fértil. A vacina que está sendo ministrada é a dupla viral, que garante proteção contra a rubéola e o sarampo. Entretanto, ela não deve ser aplicada em pessoas com doenças que afetam o sistema imunológico, como a Aids, nem em mulheres grávidas. As gestantes que, inadvertidamente, forem vacinadas devem buscar orientação em um Posto de Saúde ou diretamente com o médico que esteja acompanhando o pré-natal.

A Funasa enviou 19 milhões de doses de vacinas para os 13 estados participantes desta primeira fase do processo. A campanha está sendo realizada em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rondônia, Acre, Goiás, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Maranhão, totalizando quase três mil municípios. A população das demais regiões será atendida no próximo ano.

Poupatempo e CPTM aderem à campanha

Em São Paulo, o Poupatempo e a CPTM aderiram à campanha. Neste sábado, dia 10, as mulheres poderão se vacinar nos postos do Poupatempo Sé, Alfredo Issa e São Bernardo do Campo.

Na próxima semana, nos dias 13 e 14, funcionárias e estagiárias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, poderão ser imunizadas. Doses da vacina estarão disponíveis no Posto Médico na Estação Brás, das 9 às 16 horas. As mulheres que passarem pela estação nesses dois dias receberão panfletos explicativos sobre a importância da vacinação.

Leia também:

Postos de Saúde abrirão no sábado para vacinação contra a rubéola