Vacinação: Postos de Saúde abrirão no sábado para vacinação contra a rubéola

Campanha que começou no dia 5 deve imunizar cinco milhões de mulheres em todo o Estado

qui, 08/11/2001 - 14h16 | Do Portal do Governo

Campanha que começou no dia 5 deve imunizar
cinco milhões de mulheres em todo o Estado

Nos dois primeiros dias da campanha de vacinação contra a rubéola, 480.629 mulheres com idade entre 15 e 29 anos foram imunizadas. Esse número representa 10% das cinco milhões que devem ser vacinadas no Estado de São Paulo até o próximo dia 16. Para que todas as mulheres nessa faixa etária possam tomar a vacina, os postos de saúde abrirão no sábado, dia 10, das 8 às 17 horas.

A rubéola é uma infecção causada por vírus e considerada, normalmente, uma doença benigna. Porém, é muito perigosa quando atinge mulheres grávidas. A doença causa diversos tipos de má-formação no bebê, como cegueira, surdez, retardo mental e deficiência cardíaca, entre outros problemas. É a chamada Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).

As pessoas que já tiveram rubéola não correm o risco de contrair a doença novamente. Mas as mulheres com idade entre 15 e 29 anos devem tomar a vacina mesmo se já tiverem sido infectadas. Como a rubéola pode ser confundida com uma série de outras doenças, nem sempre é corretamente diagnosticada. E a vacina não tem efeitos colaterais para quem já teve a doença. As que já tomaram a vacina também devem repetir a dose.

Faixa etária foi estabelecida em cima do risco de contrair a doença

‘A faixa etária atendida pela campanha de vacinação não foi definida em cima da possibilidade de a mulher engravidar’, explica a diretora da divisão de imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Clélia Maria Aranda. ‘A faixa etária foi estabelecida onde há mais risco de contrair a doença’, ressalta.

Aranda lembra que as campanhas de vacinação contra a rubéola começaram em São Paulo, em 1992, ano em que foram imunizadas crianças com até 10 anos de idade. ‘Essas crianças da primeira campanha têm hoje entre dez e 19 anos’, diz. Já as pessoas com mais de 30 anos cresceram num momento em que a rubéola era uma doença muito comum, portanto a maioria teve a doença na infância. ‘Quem está na faixa que vai dos 20 aos 30 anos não foi vacinado e cresceu numa época em que o vírus da rubéola circulava pouco, porque as crianças continuam sendo vacinadas. Ou seja, nem tiveram rubéola, nem foram imunizadas na infância’, destaca Aranda.

As mulheres com mais de 29 anos que pretendem engravidar e que nunca tiveram a doença diagnosticada podem tomar a vacina. Porém, apenas depois do dia 16 de novembro. Aranda explica que, após o término da campanha de vacinação, a rede pública continuará atendendo normalmente as pessoas, homens e mulheres, que precisam tomar a vacina. As grávidas com idade entre 15 e 29 anos devem tomar a vacina após o nascimento do bebê.

Cíntia Cury

Leia também:

Poupatempo e CPTM aderem à campanha de imunização contra a rubéola