Vacinação: Personagens da Campanha contra Gripe para o Idoso visitam Araçatuba

Vovô e Vovó Gotinha divulgarão a campanha na cidade, nesta quarta-feira, dia 13

ter, 12/04/2005 - 15h46 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde envia nesta quarta-feira, 13 de abril, os personagens Vovô Gotinha e Vovó Gotinha para Araçatuba. Nesta semana estão sendo iniciadas as visitas dos bonecos a todo o Estado. Das 9h às 16h a dupla estará na cidade conscientizando os idosos sobre a importância da vacinação e alegrando a criançada.

Às 9h os personagens sairão da rua Doutor Luiz de Almeida, 145, em carro aberto A primeira parada será às 10h30 no Shopping Center Araçatuba (avenida Pompeu de Toledo). De lá a dupla volta a passear em carro aberto, parando em unidades básicas de saúde municipais, até as 14h30, quando passearão pelo calçadão da rua Marechal Deodoro.

Durante a Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso deste ano, com início em 25 de abril, serão distribuídas vacinas para imunizar os cerca de 3,5 milhões de idosos do Estado. A meta é atingir 70%, ou seja, 2,4 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. A vacinação ocorrerá de 25 a 30 de abril (incluindo o sábado) e 2 a 6 de maio.

A população terá à disposição cerca de 5.300 postos fixos e volantes. No sábado, dia 30, todos os postos estarão abertos para realizar a vacinação. A distribuição e aplicação das doses envolverão 28.600 profissionais, 2.220 carros e cinco barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em 1.440 asilos. Em 2004 o Estado teve 78% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.

Além da vacina contra o vírus da gripe, a população poderá se imunizar com a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. A vacina conta Influenza não tem conta-indicação nem causa reação.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(LRK)