Vacinação: Campanha nacional contra a gripe termina hoje

Pessoas a partir dos 60 anos não devem deixar de tomar a dose da vacina

sex, 26/04/2002 - 10h13 | Do Portal do Governo

Termina nesta sexta-feira, dia 26, a Campanha de Nacional de Vacinação Contra a Gripe, destinada a pessoas a partir dos 60 anos de idade. O objetivo é reduzir a ocorrência de complicações e mortes ocasionadas pela infecção com o vírus influenza na população idosa.

Nos Estados, a campanha tem a coordenação dos Centros de Vigilância Epidemiológica e Diretorias Regionais de Saúde. Iniciada no dia 13 de abril, a campanha imunizou até o último dia 19, no Estado de São Paulo, 1,1 milhão de idosos, o que representa 32% da população de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

Segundo pesquisa de opinião pública realizada no início deste ano, muitas pessoas deixam de ser imunizadas com receio de eventuais reações à vacina. Dados da Secretaria da Saúde revelam que menos de 10% dos idosos apresentam manifestações associadas à vacina como: reação local, mal-estar e indisposição, cefaléia e febre. Todos os eventos foram passageiros e não houve relatos de manifestações graves.

A Secretaria esclarece ainda que a gripe pode se tornar doença grave no adulto acima de 60 anos, pois pode acarretar complicações, como a pneumonia. Esta é a época do ano mais propícia para se vacinar: o outono. Com este procedimento, durante o inverno, quando o vírus influenza tem maior circulação, os vacinados já terão proteção garantida.

As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde. A vacinação é gratuita e pode ser feita até às 17 horas. Na capital paulista, dentro dos terminais rodoviários do Tietê e Barra Funda, o atendimento se estende até um pouco mais tarde (22 e 20 horas respectivamente).

‘Tem que vacinar. Não deixe a gripe te pegar’