Vacinação: Campanha contra rubéola deve imunizar cinco milhões de mulheres em todo o Estado

Doses da vacina estão disponíveis nos postos de saúde

ter, 06/11/2001 - 10h36 | Do Portal do Governo

Mulheres com idade entre 15 e 29 anos não devem deixar de se vacinar contra a rubéola. Para tomar a vacina, basta ir ao posto de saúde mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os postos também funcionarão neste sábado, dia 10, no mesmo horário. Quem já tomou a vacina, deve repetir a dose. A campanha de imunização contra esta doença foi iniciada nesta segunda-feira, dia 5, e vai até o dia 16.

A vacina contra a rubéola é segura e a única forma de proteger contra a doença. As gestantes devem tomar a dose após a gravidez. Também é recomendado o adiamento da vacina para quem apresenta doença aguda febril grave, está sendo submetido a tratamentos com imunossupressores, como corticoterapias em altas doses, quimioterapia e radioterapia, e recebeu sangue ou hemoderivados com intervalo de duas semanas antes da vacinação.

Rubéola

Considerada uma doença benigna, a rubéola é uma infecção causada por vírus, muito perigosa quando atinge mulheres grávidas. Nesses casos, a doença causa diversos tipos de má-formação do bebê, como cegueira, surdez, retardo mental, deficiência cardíaca, entre outros problemas, podendo inclusive provocar o aborto.

Essa é a primeira vez que o Governo do Estado promove uma campanha de vacinação contra a rubéola para essa faixa etária. A razão foi o aumento do número de gestantes infectadas com rubéola. No ano passado foram confirmados 135 casos. A meta é imunizar cerca de cinco mulheres em todo Estado de São Paulo.