Vacinação: 72% das granjas já vacinaram contra a laringotraqueíte infecciosa

No total são 187 granjas cadastradas

ter, 17/02/2004 - 21h42 | Do Portal do Governo

A vacinação contra a laringotraqueíte infecciosa (LTI) iniciada no último dia 2 na região do ‘bolsão de Bastos’ está sendo realizada em 107 granjas avícolas e concluída em 28 delas. No total são 187 granjas cadastradas. No ‘bolsão’, formado por 16 municípios pertencentes aos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs) de Tupã e Presidente Prudente, existem mais de 16 milhões de aves.

Deste total, a vacinação só é obrigatória em aves com idade entre 4 e 70 semanas, ou seja, serão vacinadas 12.841.538 aves. Já foram comercializadas, 8.723.000 doses, suficientes para a vacinação de 68% do total de aves a serem vacinadas.

A comercialização da vacina e a vacinação estão sendo realizadas de forma assistida pelos médicos veterinários do serviço oficial de Defesa Agropecuária. Em outras regiões a vacinação está proibida.

Segundo Celso Alberto Gonçalves diretor do Grupo de Defesa Sanitária Animal da CDA, ‘é muito importante esse controle para garantir, às demais regiões avícolas, que a vacina não sairá do bolsão. Isso porque a vacina é produzida com vírus vivo que requer cuidados especiais para evitar que o vírus circule por regiões onde a doença não foi diagnosticada’.

A Laringotraqueíte infecciosa é uma doença respiratória que acomete principalmente as galinhas de postura e foi identificada em 2003 no Estado de São Paulo. Não é uma zoonose, portanto não passa da ave para o homem.

Na avicultura, a doença causa a queda da produção de ovos e morte de aves adultas, principalmente em época quente e úmida. As medidas sanitárias adotadas pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a vacinação visam controlar a doença na região e impedir que o vírus se propague para outras áreas de produção avícola do país.

Teresa Paranhos – Assessoria de Imprensa/CDA
C.A.