Usuários do Amanhã: Programa educativo promove encontro de duas escolas de Itapevi

O programa visa preparar os futuros passageiros para o uso responsável do sistema ferroviário

seg, 02/12/2002 - 16h38 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 3, o Programa ‘Usuários do Amanhã’ receberá duas escolas da zona oeste da Grande São Paulo. Cerca de 75 alunos, de 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental, da EMEF Iracema Villaça e Aurora Centro Educacional Ltda, de Itapevi, conhecerão o sistema de transporte sobre trilhos, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Na ocasião do Dia Mundial de Respeito ao Portadores de Deficiência Física, o grupo visitará a Estação Barra Funda (Linhas A e B), que está totalmente adaptada, na aérea que pertence à CPTM, ao trinômio que caracteriza a acessibilidade ao portador de deficiência física: possui quatro elevadores, duas rampas e dois sanitários especiais.

Às 9 horas, alunos, professores e monitores do departamento ‘Qualidade de Vida’ se encontram na Estação Itapevi, na Linha B (Julio Prestes-Itapevi), onde embarcam rumo à Estação Barra Funda. No percurso, os estudantes, divididos em pequenos grupos, recebem orientações sobre medidas de segurança e informações sobre o sistema, como por exemplo, o funcionamento da sinalização.

Além disso, os alunos conhecerão a cabine do trem podendo fazer perguntas ao maquinista. Ao chegar à Estação Barra Funda, haverá uma atividade de integração com as duas escolas. Os estudantes assistirão a palestra educativa sobre a correta utilização do sistema e a importância de se respeitar os portadores de deficiência física.


O programa ‘Usuários do Amanhã’ visa preparar os futuros passageiros para o uso responsável do sistema ferroviário. Desde a implantação do projeto, já recebeu mais de 100 mil participantes, de sete a 17 anos. Este ano, quase cinco mil adolescentes e crianças já visitaram a CPTM. Em 2001, foram cerca de sete mil estudantes.