Usuários do Amanhã: Grupo de crianças visita a CPTM

Visita fez parte do 1º bimestre letivo desses alunos, que estudam o transporte coletivo

qui, 27/03/2003 - 15h29 | Do Portal do Governo

O programa “Usuários do Amanhã” recebeu, nesta quarta-feira, dia 26, o grupo mais jovem de toda sua história. Cerca de 40 crianças, de três a seis anos, da pré-escola Gimbernau, do bairro de Perdizes, visitaram as estações e trens da Linha C (Osasco–Jurubatuba) da CPTM. A visita fez parte do 1º bimestre letivo desses alunos, que estudam o transporte coletivo.

O que mais encantou a criançada foi a cabine do maquinista. “É cheia de botões e ainda dá pra ver onde o trem vai passar”, exclamou Camila da Silva Alves de apenas 5 anos. Já Amanda Masumoto, 5 anos, adorou o barulho da buzina. Ângelo Vasquez, de 6 anos, gostou do conforto. “Os bancos são bons, assim fica gostoso viajar de trem”.

O passeio começou pela Estação Jaguaré, onde aprenderam sobre a faixa amarela de segurança e as cores correspondentes a Linha C. Já dentro do trem série 3000, as crianças conheceram os assentos preferenciais, ouviram dicas de como entrar e sair do trem com calma, conversaram sobre vandalismo e o correto destino do lixo produzido pelos usuários.

Na Estação Socorro o grupo ficou sabendo o que são as bilheterias, os bloqueios e como se utiliza o sistema. O final do passeio foi marcado pelo tão esperado lanche dentro da composição, acompanhado por brincadeiras até o ponto de partida, a Estação Jaguaré.