Usuários do Amanhã: CPTM prepara futuros passageiros para uso correto dos trens

Programação educativa quer despertar os jovens para a correta utilização do sistema ferroviário

seg, 30/12/2002 - 18h56 | Do Portal do Governo

Cerca de 5.000 alunos, de 42 escolas e entidades de classe, participaram do programa “Usuários do Amanhã”, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em 2002. Foram realizadas 104 visitas, por crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos.

A programação é educativa e quer despertar os futuros passageiros para a correta utilização de todo o sistema ferroviário, além dos trens e estações. Os monitores do Departamento de Qualidade de Vida da CPTM, que acompanham as turmas, chamam atenção para cada detalhe: os cuidados no embarque e desembarque, como acessar os bloqueios, acionar a segurança, manter a limpeza e conservar o patrimônio.

Para o ano que vem, as inscrições serão abertas na segunda semana de janeiro e podem ser feitas com Edivane, nos telefones 3226-4367 ou 3361-4674.

Integração das equipes

Desde a sua criação, em 1987, o Usuários do Amanhã já recebeu mais de 100 mil alunos. A programação é sempre realizada em uma das seis linhas da CPTM, a que estiver mais próxima da escola ou entidade inscrita. A iniciativa só é possível com a colaboração das diversas áreas da companhia envolvidas, como tração, estações, segurança e comunicação.

Para maior conforto e segurança, a empresa disponibiliza um carro de passageiros, fora dos horários do pico, para o passeio que inclui as viagens de trens, visitas aos CCO´s (Centros de Controle Operacionais) e se possível, visitas combinadas à Pinacoteca, que fica ao lado da Estação da Luz. Além disso, também são feitas palestras educativas sobre o funcionamento da ferrovia e seus equipamentos, momento em que os alunos têm oportunidade de discutir sobre o perigo e as perdas quando da má utilização do sistema.

Na CPTM, quem participa da experiência fala dela com paixão. O Chefe Geral, da Estação de Guaianazes, Ulisses Torquato da Silva, chegou a construir uma “ponte”, colocada entre o vão do trem e a plataforma para evitar acidentes, principalmente quando as crianças mais novas fazem a visita. “Elas aprendem e se divertem muito, vale a pena”, fala Ulisses.

O maquinista Djalma de Castro Alves, também conta entusiasmado que “os meninos são muito curiosos, fazem as perguntas a queima roupa, o que é bastante estimulante”. “Além de ensinar, o programa Usuário do Amanhã ajuda na conscientização das crianças”, confirma William Wanderlei de Oliveira, coordenador de segurança da linha A e D. Ele também acha que deveriam ter cada vez mais oportunidades.