Usuários de Linhas Metropolitanas pagam apenas um bilhete para usar todo o sistema

Quatro linhas de ônibus da EMTU já estão integradas ao Metrô, na Estação Capão Redondo. Com a mesma passagem, usuários também podem acessar trens da C

ter, 19/10/2004 - 11h21 | Do Portal do Governo


Usuários de ônibus intermunicipais gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) dos municípios de Embu e Itapecerica da Serra já podem acessar o Metrô e os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com um único bilhete. Além da economia financeira, o tempo de viagem também diminuiu em 15 a 30 minutos. Nesta terça-feira, dia 19, o governador Geraldo Alckmin visitou o novo sistema de integração que começou a funcionar na segunda-feira, dia 18.

Inicialmente, quatro linhas de ônibus da EMTU, que tinham como destino Santo Amaro, foram seccionadas e passaram a ter como ponto final o terminal Capão Redondo. Alckmin anunciou que na próxima segunda-feira, dia 25, outras quatro linhas serão integradas ao novo sistema e, no dia 8 de novembro, mais seis linhas, atendendo também o município de Taboão da Serra.

Para atender melhor aos usuários, a Linha 5 do Metrô (Capão Redondo-Largo Treze) teve o horário de funcionamento ampliado, passando a operar, de segunda a sexta-feira, das 4h40 até meia noite e quinze. O horário anterior era das 5 às 23 horas. Antes das 4h40 e após meia noite e quinze, bem como sábados, domingos e feriados (períodos em que a Linha 5 não opera), os ônibus farão os itinerários anteriores, até Santo Amaro.

Com a integração das quatro linhas de ônibus da EMTU, a Linha 5 do Metrô, que atendia cerca de 22 mil usuários por dia, passou a receber 25 mil passageiros diariamente. Em 8 de novembro, com o acréscimo de dez linhas no novo sistema de integração, o número de usuários nesse trecho deverá subir para cerca de 45 mil por dia.

“É um passo importante na integração dos modais de transporte. Os usuários de ônibus da Região Metropolitana, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Embu, iam de ônibus em várias linhas da EMTU até o Largo 13, em Santo Amaro, e enfrentavam um grande problema de congestionamento e demora. Então, nós fizemos uma intersecção. O ônibus vai até o terminal Capão Redondo, a pessoa passa para o Metrô, não paga nada porque já desce na área interna do Metrô, e vai até o Largo 13, ganhando, em média, 15 a 30 minutos de tempo”, explicou o governador.

Da Estação Capão Redondo é possível descer em Santo Amaro e acessar, sem custo adicional, os trens da CPTM. Na Estação Cidade Universitária da CPTM, esses passageiros também podem utilizar gratuitamente o sistema ORCA e, sem precisar pagar novamente a passagem, entrar na Estação Vila Madalena do Metrô.

Outra alternativa é ir até a Estação Presidente Altino da CPTM, passar para a Linha B e seguir até a Estação Barra Funda, que também está interligada ao Metrô.

Alckmin explicou que a passagem paga pelos usuários do novo sistema integrado é R$ 1,70. “Esse valor era destinado, todo, para a EMTU. Como o ônibus não vai percorrer todo o trajeto, ele vai parar no Capão Redondo e voltar, uma parte desse dinheiro passa para o Metrô, para a Linha 5. Se fez uma partilha, sem aumentar nada para o usuário”.

Ele afirmou que esse modelo de integração deve ser repetido em outras regiões. “O segredo é a questão da partilha, a chamada câmara de compensação, ou seja, não se pode deixar um modal de transporte quebrar. É preciso ter uma partilha justa. Aqui foi muito inteligente porque se tinha todo o dinheiro para o ônibus e tinha a Linha 5 do Metrô com uma certa ociosidade”, disse.

O governador destacou que essa integração foi feita agora porque ficou pronto o pátio fechado do terminal Capão Redondo. Se o novo sistema fosse implantado antes, poderia haver perda de receita. “Quando a pessoa desce do ônibus, já está num pátio fechado e, dali, vai direto pegar o Metrô, porque está em uma área paga”, explicou.

Alckmin salientou que os passageiros estão economizando e ganhando tempo. “O usuário ganhou de 15 a 30 minutos utilizando a Linha 5 do Metrô, que não tem congestionamento. E, ao mesmo tempo, sem gastar nada, pegar o trem da Linha C”.

Mais trens na Linha C da CPTM (Jurubatuba-Osasco)

O governador destacou ainda que a Linha C da CPTM (Jurubatuba-Osasco) é a que mais cresce em número de usuários, por isso, a partir de novembro, deverá ter quatro trens a mais circulando nesse trecho. “Essa linha começou atendendo 20 mil passageiros por dia. Hoje, já passa de 90 mil”, disse.

Ele lembrou que muita gente que trabalha na Avenida Luiz Carlos Berrini utiliza a Linha C. “Podemos dizer que a Berrini é a nova Paulista. É hoje um grande centro financeiro e hoteleiro. É uma região que gera muito emprego, muito trabalho”, afirmou.

Alckmin informou que, até abril de 2006, a Linha C da CPTM contará com mais três estações: Autódromo, Interlagos e Grajaú. As obras já foram iniciadas. “No futuro, as pessoas poderão ir de trem ao Autódromo de Interlagos”, observou. Ele enfatizou também que está sendo construída pela Prefeitura, em área cedida pelo Estado, uma estação intermodal (de ônibus e trem) na Estação Grajaú.

Veja quais são as linhas da EMTU que já fazem parte do novo sistema de integração com o Metrô:

  • Linha 002TRO – Embu (Engenho Velho) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)
  • Linha 339TRO – Itapecerica da Serra (Jardim Sampaio) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)
  • Linha 340TRO – Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)
  • Linha 451TRO – Itapecerica da Serra (Jardim Branca Flor) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)

    Cíntia Cury