Usuários aprovam serviço de atendimento na Procuradoria Geral do Estado

Pesquisa ouviu 3 mil pessoas de todo o Estado sobre serviços prestados pela PGE e 82% disseram estar satisfeitas

qua, 23/07/2003 - 15h04 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Levantamento inédito realizado pela ouvidoria da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em abril, teve aprovação de 80% dos usuários da Assistência Judiciária e Contencioso – áreas da Procuradoria com maior número de atendimentos. Mais de 3 mil pessoas responderam ao questionário que pedia análise de tempo de espera, acomodações, acesso à informação, atenção dos funcionários, atendimento dos procuradores e estagiários, e satisfação com os resultados.

O atendimento mostra ser o ponto forte da PGE – 90% dos entrevistados consideram boa a atenção dos funcionários e 89% julgam bom o atendimento de procuradores e estagiários.

A pesquisa indica que 82% dos usuários estão satisfeitos com os serviços e 84% consideram bom o acesso à informação. Acomodações e tempo de espera foram avaliados como bons por 68% e 65% dos entrevistados, respectivamente.

“Cada unidade, agora, sabe exatamente onde concentrar seus esforços de aperfeiçoamento”, afirma Ana Sofia Schmidt de Oliveira, ouvidora da PGE. “A perspectiva é repetir o levantamento periodicamente. A opinião do usuário é fundamental para aprimorarmos a qualidade do atendimento.”

Encontrando soluções

Mudanças começaram a acontecer em decorrência do estudo. Na regional de Santos, a falta de sinalização interna no prédio, apontada num dos questionários, foi solucionada com a melhoria da comunicação visual. Em São Carlos, o atendimento passou a ser agendado para evitar filas de espera. Em São Bernardo, o problema de acomodações foi resolvido. Em São José do Rio Preto e Araçatuba, os procuradores passaram a doar revistas para a sala de espera da unidade.

Para a ouvidora, o levantamento também teve como propósito possibilitar a aproximação com os usuários, especialmente os do interior. “Como a relação com os clientes é intermediada por aspectos técnicos, que envolvem procedimentos formais e jargão específico, pode criar distanciamento entre as partes”, esclarece. “Queremos diminuir essa distância, criando oportunidades de manifestação para os usuários. Isso faz parte do nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados.”

Serviço:
Ouvidoria da PGE – Telefone (11) 3372-6405 – Fax: (11) 3372-6406
E-mail: pge@ouvidoria.sp.gov.br
Site: www.pge.sp.gov.br

(LRK)