USP: Videoconferência liga três campi em tempo real

Salas foram testadas durante a realização do Seminário de Cultura e Extensão da USP

qua, 03/09/2003 - 13h06 | Do Portal do Governo

Para encurtar caminhos e aprimorar a relação entre seus diversos campi, a Universidade de São Paulo terá cinco salas de videoconferências, que possibilitarão realizar eventos a distância com maior eficácia.

Iniciado no ano passado, o projeto prevê a instalação de três salas até o final do ano nos câmpus de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos e outra não terá posto fixo, podendo migrar entre diferentes unidades da USP. A de Piracicaba deverá ficar pronta em 2004.

‘A construção dessas salas é de suma importância, pois permitirá a participação interativa de eventos de toda a comunidade uspiana e entidades externas à universidade sem necessidade de deslocamento de pessoal’, ressalta o diretor de Divisões de Rede do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, Jairo Carlos Filho.

Tempo real

Com orçamento previsto em torno de R$ 440 mil, as salas terão computadores, videocassetes, aparelhos de televisão e telões, todos específicos para a realização de videoconferências. Haverá compatibilidade com as salas existentes nas unidades da USP, incluindo FEA e Poli.

As salas foram testadas durante a realização do Seminário de Cultura e Extensão da USP, que teve atividades em São Paulo, São Carlos e Ribeirão Preto.

‘A performance dos equipamentos foi excelente. Em diferentes cidades, as pessoas puderam acompanhar o mesmo evento em tempo real, assistindo e participando efetivamente com perguntas e intervenções’, comenta o técnico da USP.

Da Agência Imprensa Oficial