USP: Vídeo-aula traz benefícios ao ensino de fisiologia animal

Produção irá substituir a demonstração que era realizada pelos próprios alunos

qua, 08/06/2005 - 18h55 | Do Portal do Governo

A vida de muitos ratinhos de laboratório será poupada, graças a uma vídeo-aula que será apresentada oficialmente no dia 20 de junho por professores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE), ambos da USP. Além disso, os alunos poderão aprender o conteúdo proposto de maneira muito mais didática, pois a produção conta com recursos como infográficos e animações.

A vídeo-aula, que será utilizada na cadeira de Fisiologia da Reprodução e da Lactação do curso de Veterinária, mostra uma cirurgia de extração das gônadas (ovários e testículos) e seus conseqüentes efeitos nos órgãos destes animais. O objetivo é ensinar a ação dos hormônios sexuais no organismo dos animais, sendo que o procedimento realizado pelos alunos era dispensável nesta altura do curso (terceiro semestre letivo).

Antes, esta operação era realizada pelos próprios alunos, que não haviam tido ainda nenhuma matéria de conteúdo cirúrgico na faculdade. A alternativa já foi aplicada este ano, mostrando bons resultados. ‘Os alunos vinham com expectativas, mas sem preparação teórica para realizar a operação’, relata Marie Odile Chelini, uma das responsáveis pela produção. No entanto, nesta mesma matéria os alunos terão a oportunidade de manipular animais mortos, na realização de necrópsias.

Segundo o professor responsável pela disciplina, Cláudio Alvarenga de Oliveira, um dos principais motivos para a realização da vídeo-aula foi a adequação à Legislação Federal (Art. 32 da Lei No. 9.605/98, o Decreto No. 3.179/99 e a Lei No. 6.638/79) que determina que atividades meramente demonstrativas com animais devam ser substituídas por métodos alternativos. ‘Foi uma saída para não ficarmos na ilegalidade’, esclarece. Desta maneira, a disciplina também se mantém alinhada aos padrões de ética recomendados pela Comissão de Bioética da FMVZ e de diversas outras instituições de proteção animal.

Didática

Apesar de os alunos adiarem para o quarto ano a experiência de realizarem intervenções cirúrgicas, a iniciativa deve melhorar o aprendizado deles. Isso porque o procedimento gravado foi realizado por uma cirurgiã e uma anestesista altamente qualificadas (respectivamente, as professoras da FMVZ, Nívea Lopes de Souza, e Sílvia Regina Gaido Cortopassi), com os melhores equipamentos e em um laboratório adequado. ‘Os alunos têm o melhor modelo possível de como a retirada das gônadas deve acontecer’, afirma Lílian Rangel de Castilhos, monitora do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) da USP no Departamento de Reprodução Animal, e responsável pela cadeira.

Este fato também ajudará na dinâmica das aulas, dada a dificuldade de lidar com 20 alunos em um laboratório. ‘Ganha-se bastante tempo para a discussão do conteúdo, pois o procedimento demorava cerca de quatro horas, e o vídeo dura apenas 20 minutos’, explica Tatiana Kugelmeier, também monitora da disciplina.

Comercialização

A vídeo-aula será disponibilizada em versões de DVD e CD-Rom, e engloba tanto a cirurgia para a retirada das gônadas (gonadectomia) quanto o posterior acompanhamento dos resultados da intervenção e da reposição hormonal. A intenção é que o produto, que está em processo de reconhecimento dos direitos autorais, seja comercializado para outras instituições de ensino que queiram se adequar às exigências éticas e legais. Além das vantagens citadas acima, os eventuais compradores economizarão recursos com anestesia, hormônios e na compra dos animais de laboratório.

A cerimônia de apresentação ocorrerá na sala 5 da FMVZ (Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, São Paulo), às 17h30, e será aberta a todos os interessados.

A gerente de produção do Estúdio Multimeios do CCE, Marta Rita Macedo, coordenou as filmagens e a edição do vídeo, que foram realizadas por estagiários do órgão.

André Benevides – Agência USP