USP: Uso da madeira na construção de pontes é opção econômica e eficiente

Técnica permite estruturas tão resistentes quanto as de concreto

qui, 19/02/2004 - 9h10 | Do Portal do Governo

A começar pelo custo, parece um bom negócio para as prefeituras de São Paulo e de outros Estados do Brasil. A construção de pontes de madeira, em vãos com até 30 metros de largura, pode ser bem mais barata e eficiente do que as tradicionais estruturas de concreto.
“O metro quadrado da ponte de madeira sai por R$ 400, enquanto o da outra custa R$ 1,5 mil, ou seja, quase quatro vezes mais”, informou Carlito Calil Junior, professor da Escola de Engenharia de São Carlos, instituição de ensino e pesquisa da USP.


Diferentemente das pontes de madeira muito utilizadas no passado, a nova técnica permite a construção de estruturas tão resistentes como às de concreto. A diferença são alguns cuidados que vão do tratamento da madeira à forma como as vigas são dispostas na montagem. A de madeira é construída mais rapidamente.

“A durabilidade média é a mesma do que a da ponte de concreto – cerca de 30 anos -, além de poder agüentar carga similar”, disse Calil, que estudou o assunto nos EUA durante um ano. “A tecnologia americana, assim como nos países europeus e na Austrália, é bastante difundida.”

Técnica está se popularizando

As pesquisas desenvolvidas na Escola de Engenharia de São Carlos estão adaptando essa tecnologia para a realidade brasileira, tanto do ponto de vista de tipos de madeira como o de montagem. “Utilizamos apenas madeiras de reflorestamento, como pinus e eucaliptos. As madeira roliças, por exemplo, usadas em postes, também recebem tratamento especial.”

A nova técnica está se popularizando. Já foram levantadas sete pontes desse tipo. “Seis estão em estradas e uma na cidade de São Carlos. É a primeira ponte urbana de madeira da América do Sul”, ressaltou Callil, que participou da construção das sete e tem um projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) sobre o tema.

Divulgar a técnica e treinar profissionais brasileiros para usar mais a madeira é outro objetivo do projeto de pesquisa. Quanto mais conhecimento, mais eficiente é a construção. Das quatro técnicas usadas para a construção de pontes de madeira, uma é mista. “O concreto também é usado nesse caso”, concluiu.

Eduardo Geraque, da Agência Fapesp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)