USP: Universidade restaura engenho dos Erasmos em Santos

Projeto prevê a construção de salas de aula, auditório e museu

ter, 02/12/2003 - 18h22 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 2, o arquiteto Julio Roberto Katinsky, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, apresentou, em Santos, litoral paulista, um projeto de restauro do Engenho São Jorge dos Erasmos, um dos três mais antigos do país.

O projeto prevê a construção de salas de aula, auditório e um museu, para expor a história do engenho e as pesquisas arqueológicas desenvolvidas pela universidade.

O lançamento do projeto, marca a cooperação entre a universidade e a prefeitura da cidade. Os arquitetos esperam, agora, atrair recursos para o desenvolvimento do projeto.

Histórico

O engenho de açúcar dos Erasmos foi construído em meados do século XVI e pertenceu ao presidente da capitania hereditária de São Vicente, Martim Afonso de Souza. A propriedade foi doada à universidade em 1958 por Otávio Ribeiro de Araújo e apenas em 1995 iniciaram-se os trabalhos de escavação arqueológica no terreno.

Atualmente, as ruínas do sítio são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa).

É permitida a visitação pública somente para escolas e devem ser agendadas pelo site www.usp.br/prc/engenho.

Da Agência USP

M.J.