USP: Universidade recebe hoje visita de Norman Borlaug, prêmio Nobel da Paz

Estudos do cientista causaram uma revolução na produção de cereais na década de 1960

sex, 13/02/2004 - 9h33 | Do Portal do Governo

O prêmio Nobel da Paz (1970), Norman Borlaug, estará na USP nesta sexta-feira, dia 13, e concederá uma entrevista coletiva, às 14 horas. Norman terá um encontro com o pró-reitor de Pesquisa da Universidade, Luiz Nunes de Oliveira, e com o presidente da Academia Brasileira de Ciência, Eduardo Moacyr Krieger, da Faculdade de Medicina da USP.

Norman Borlaug aponta a agricultura brasileira como a de maior potencial para produção de alimentos. Entende que esse setor nacional é o único que pode atender à crescente demanda mundial. Por isso, vem ao País para conferir os mais recentes avanços da produção rural nacional.

Dentre seus compromissos estão encontros com o governador do Mato Grosso e o ministro da Agricultura, além de palestra na Esalq com o tema: ‘Da Revolução Verde à Revolução do Gene – Nosso Século 21’. A visita culmina com a coletiva na USP.

Norman também é conhecido como o ‘Pai da Revolução Verde’, evento responsável pelo aumento de produção de cereais em diversos países em desenvolvimento, principalmente na Ásia, em meados da década de 60. O cientista, de 88 anos, é engenheiro-agrônomo e PhD pela Universidade de Minnesota, Estados Unidos.

Os estudos de Borlaug estabeleceram um novo padrão tecnológico para a agricultura com a adoção do uso de máquinas, insumos e sementes selecionadas. Seu impacto social, com a redução da fome, resultou em reconhecimento mundial ao cientista, premiado com o Nobel da Paz em 1970. Hoje, a Revolução Verde é questionada, pois se baseia na monocultura e no emprego de fertilizantes e agrotóxicos com alto custo e potencial de poluição ambiental.

A coletiva com Norman Borlaug será na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária. É necessária a confirmação da presença pelos telefones: (0XX11) 3091-3300 / 3220, com a Assessoria de Imprensa da USP.

Outras informações pelos telefones (0xx11) 3091-3300 / 3220.

Da Agência USP

(LRK)