USP: Universidade realiza ‘O Ambiente por Inteiro’

Evento reúne governo e sociedade civil

sex, 27/08/2004 - 15h05 | Do Portal do Governo

Demarcação dos territórios indígenas, biodiversidade e biopirataria, cultura dos povos tradicionais, transgênicos, agricultura, desmatamento e tecnologias limpas serão algumas das questões abordadas durante o evento.

Nesta segunda-feira (30) começa a II Semana do Meio Ambiente da USP: ‘O ambiente por inteiro’. No evento, que prossegue até o dia 5 de setembro, universidade, governo e sociedade civil estarão reunidos em busca de alternativas para conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Resultado de uma parceria entre USP, Prefeitura de São Paulo, Associação Xavante Warã e Fundação Alphaville, esta é mais uma oportunidade de promover uma discussão sobre desenvolvimento sustentável.

Atualmente, a principal questão levantada é em relação à sustentabilidade da vida na Terra, levando em consideração os
padrões globais de produção. O aumento do custo de vida, a fome, a redução da diversidade ecológica e cultural, a poluição e as mudanças climáticas globais são alguns reflexos desse desequilíbrio ecológico.

Diante dessas preocupações foi que surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável, na ECO 92. De acordo com a declaração redigida nessa conferência, o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades é o que se pode chamar de desenvolvimento sustentável.

A USP, sendo a maior universidade pública do Brasil, tem grande importância na pesquisa de alternativas sociais e tecnológicas que conduzam a um equilíbrio com o meio ambiente. A II Semana do Meio Ambiente da USP, pretende contribuir para o aprofundamento das questões ambientais. Demarcação dos territórios indígenas, biodiversidade e biopirataria, cultura dos povos tradicionais, transgênicos, agricultura, desmatamento, ambiente urbano, tecnologias limpas e educação ambiental serão algumas das questões abordadas durante o evento.

A programação, que está disponível no site www.fundacaoalphaville.org.br/semanausp, contará com mesas-redondas e apresentações artístico-culturais de diferentes regiões brasileiras. Esse evento é parte do calendário de comemoração dos
70 anos de USP e dos 450 anos da cidade de São Paulo. A Semana foi organizada pela Comissão de Estudos de Problemas Ambientais (Cepa) da USP e será realizada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, que fica na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Além de mesas-redondas e debates, a programação inclui oficinas, feira de produtos sustentáveis e shows. Entre as oficinas, destacam-se Fazendo papel reciclado, ministrada pela Cooperativa de Mulheres de Barueri, dia 31/08; e Fabricação de Bijuterias com Sucata, dia 02/09, com a Cooperativa de Mulheres da Comunidade Vila Esperança, de Santana do Parnaíba. Também no destaque, as oficinas Farmácia Viva, com mulheres Xavantes, dia 02/09, e Cestaria Indígena, com mulheres Xavantes e Timbiras, dia 1/09. Os interessados em participar das oficinas precisam se inscrever pelo e-mail cepa@usp.br. Os outros eventos são abertos ao público e a entrada é franca.

Da Agência USP

M.J.