USP: Universidade promove segunda Semana do Meio Ambiente com shows e debates

Programação inclui oficinas, feira de produtos sustentáveis, apresentações culturais e tradicional corrida de toras de Buriti

qua, 01/09/2004 - 10h38 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo promove no domingo, dia 5, a segunda Semana do Meio Ambiente, que tem como tema ‘O Ambiente por Inteiro’. A programação inclui oficinas, feira de produtos sustentáveis, shows, apresentações culturais e a tradicional corrida de toras de Buriti. O objetivo do programa é incentivar a reflexão sobre o meio ambiente e a cidadania, tanto nas áreas do governo como da iniciativa privada, da educação e da sociedade.

Políticas públicas de meio ambiente, biotecnologia e biopirataria, agricultura brasileira e desenvolvimento sustentável, gestão dos recursos hídricos e educação ambiental serão discutidos por especialistas da USP e convidados com a participação de lideranças indígenas das tribos Guarani, Macuxi, Pankararu, Terena, Timbira e Xavante. Na sexta-feira, o Festival de Cultura Brasileira reunirá, no mesmo palco, Tsawidi Xavante e Marlui Miranda, Estação Fankalha, Walking Lions, Grupo Cupuaçu e Sinhô Preto Velho.

O show começa às 21h15, no Velódromo da universidade. O encerramento será com a Uiwede, a tradicional corrida de toras de Buriti do povo A´uwe Xavante, na Avenida Paulista, a partir das 10 horas. O evento é patrocinado pela AlphaVille Urbanismo, com realização da prefeitura do câmpus e da Comissão de Problemas Ambientais da da USP, Fundação AlphaVille e Associação Xavante Warã.

Ambiente por Inteiro

Os atuais padrões globais de produção colocam questões quanto a sustentabilidade da vida no planeta. A elevação no custo de vida, a fome, a redução da diversidade ecológica e cultural, a poluição e as mudanças climáticas globais são alguns reflexos desse desequilíbrio. Diante de tais preocupações e na busca de soluções integradas, surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável, que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”.

A USP, maior universidade pública do Brasil, tem papel fundamental na busca de alternativas sociais e tecnológicas que conduzam a esse caminho. A concepção Ambiente por Inteiro pressupõe a inserção do homem no seu meio e, então, sua cultura e sua responsabilidade frente à reprodução dos desequilíbrios socioambientais. Nesse sentido, a dualidade homem X meio, tão comum no debate ambiental, cederá lugar à diversidade de expressões e linguagens possíveis nessa relação, num esforço comum de buscar soluções efetivas.

A segunda Semana do Meio Ambiente contribuirá para o aprofundamento das questões na causa ambiental no Brasil e no mundo, como demarcação dos territórios indígenas, biodiversidade e biopirataria, cultura dos povos tradicionais, agricultura, transgênicos, desmatamento, ambiente urbano, tecnologias limpas e educação ambiental. Esta programação soma-se ao calendário de comemoração dos 70 anos da USP.

SERVIÇO:
Evento vai até o dia 5, das 10 às 20h30
Local: USP/Salão Caramelo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU) – Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária – SP. Tel. (11) 3667-9136

Para participar das oficinas, os interessados devem se inscrever pela Internet através do e-mail cepa@usp.br. A entrada será um quilo de alimento não perecível. A programação completa da 2ª Semana do Meio Ambiente da USP está disponível no site www.fundacaoalphaville.org.br/semanausp

Da Assessoria de Imprensa da USP

(AM)