USP: Universidade promove qualificação a distância para profissionais da área da Saúde

Programa possibilita a qualificação profissional em temas específicos relacionados à saúde

ter, 15/06/2004 - 17h40 | Do Portal do Governo

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de hospitais do País, além de médicos e outros profissionais da área de Saúde, podem contar agora com cursos de especialização que utilizam a estratégia de educação a distância. Trata-se do Programa de Aprimoramento Continuado (PAC), desenvolvido pela disciplina de Telemedicina, da Faculdade de Medicina da USP, e iniciado durante a 2ª Jornada de Telenfermagem, realizada no final do mês passado na capital.

O PAC possibilita a qualificação profissional em temas específicos relacionados à saúde. Utiliza recursos tecnológicos para facilitar o aprendizado e a interação entre os participantes.

As aulas são multicêntricas, ou seja, ocorrem ao mesmo tempo em faculdades, sociedades de especialistas e outras instituições. Esses centros são interligados por videoconferências, evitando o deslocamento de profissionais para regiões distantes.

O sistema Cybertutor, que permite a continuidade do aprendizado pela Internet, complementa as aulas do programa. Os alunos estudam de acordo com a disponibilidade de tempo. Podem ainda trocar idéias com professores e colegas, por meio de salas de bate-papo e listas de discussão.

Ostomias intestinais

Os alunos também recebem um CD interativo, com informações e exercícios complementares. O CD contém desmonstrações práticas, com fotos, vídeos e do Homem Virtual (com imagens de computação gráfica em terceira dimensão, detalhadas e com movimento).

‘O PAC supera o simples treinamento, estimulando a incorporação de novos hábitos e valorizando o profissional’, afirma o professor György Miklós Böhm, titular da FMUSP e presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTMS), órgão promotor da 2ª Jornada de Telenfermagem. Segundo Böhm, ‘a melhor qualidade no atendimento beneficia os pacientes e reduz os custos para os hospitais públicos e privados’.

O primeiro PAC destinou-se a profissionais de enfermagem. Teve como tema os cuidados com pacientes submetidos a ostomias intestinais, que são aberturas cirúrgicas que colocam uma parte do intestino em contato com o meio externo. As ostomias são indicadas em doenças dos intestinos grosso e delgado (colites ulcerativas, tumores, entre outras) e em casos de lesões congênitas ou traumáticas.

Avaliação de conhecimentos

Com previsão de realização a cada quadrimestre, o próximo PAC em enfermagem ocorre em outubro. Vai abordar as ostomias urinárias, respiratórias e gástricas. A empresa Dal Bem Home Care, credenciada no Departamento de Telenfermagem do CBTMS, é a responsável pelo conteúdo educacional. Um outro acontece em fevereiro de 2005 e vai tratar da importância da lavagem correta das mãos para o controle da infecção hospitalar.

Afora os PACs em enfermagem, também estão programados outros nas áreas de Odontologia, Microbiologia, Dermatologia, Fisiatria, Patologia e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

O PAC inclui a avaliação dos conhecimentos, por meio de critérios definidos de acordo com cada curso, como provas, estágios práticos e simulações de casos.

Rede interliga hospitais, postos de saúde e universidades

A estratégia de educação a distância, com total interatividade e uso de recursos multimídia, faz parte da Estação Digital Médica. Consiste em uma rede que, atualmente, interliga cerca de 20 centros no Brasil, por meio de Internet ou videoconferência. O objetivo é gerar qualidade de vida, levando assistência médica e educação aos profissionais e pacientes de todo o País.

Alguns dos pontos interligados a essa rede são instituições em Porto Alegre, Florianópolis, Maringá, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Fortaleza e outras cidades do País.
‘A Estação Digital Médica melhora o sistema de saúde brasileiro, aproveitando as estruturas públicas e privadas já existentes para promover a interligação de hospitais, postos de saúde e universidades’, explica o professor Chao Lung Wen, coordenador da disciplina de Telemedicina da FMUSP

Serviços:

Órgãos governamentais e instituições privadas interessadas em participar da Estação Digital Médica, ou em criar núcleos de Telemedicina, podem entrar em contato com a disciplina na FMUSP, pelo telefone (11)3062-8784 ou e-mail telemedicina@telemedicina.fm.usp.br

*Faculdade de Medicina da USP

*Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde(CBTMS)

*Univercidade de São Paulo(USP)