USP: Universidade oferece vagas gratuitas para pessoas da 3ª idade em disciplinas de graduação

Inscrição vai de 1º a 8 de agosto

sex, 22/07/2005 - 12h35 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) abre inscrições entre os dias 1 e 8 de agosto para pessoas com mais de 60 anos interessadas em cursar, gratuitamente, neste segundo semestre, disciplinas regulares em vários cursos da universidade, nas áreas de Humanas, Biológicas e Exatas. É o Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, que há mais de dez anos oferece atividades complementares didáticas, culturais e esportivas. Para se inscrever nestas últimas é necessário consultar o site www.usp.br/3idade.

Há vagas em todas as cidades em que a USP está presente: Cidade Universitária e USP Leste (capital), Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Além das informações contidas no site, os interessados podem conhecer as atividades em catálogo completo disponível nas unidades.

Nos cursos regulares, o idoso assiste a aulas junto com os universitários, participa de provas e trabalhos em equipe como qualquer aluno e recebe certificado no final do semestre. Não se trata de graduação, mas da conclusão de determinada disciplina dentro do curso. Cada diretoria de faculdade escolhe, no início do semestre, as disciplinas dos cursos de graduação que estarão disponíveis para pessoas da terceira idade. Determinadas disciplinas exigem que o interessado passe previamente por entrevista ou apresente currículo. É preciso, ainda, que tenha o mínimo de alfabetização para acompanhar as aulas. Mas nem todos os cursos de graduação da USP dispõem de disciplinas para pessoas nessa faixa etária.

Elas buscam o estudo por diversos motivos. Algumas, para ampliar a cultura geral, outras por curiosidade, para preencher o tempo e mesmo para satisfazer a auto-estima. Os cursos funcionam, sobretudo, como propulsores da cidadania. As atividades complementares abrangem a área cultural, como as ligadas a teatro e cinema, de saúde e outras formas de integração entre os participantes. Os mais procurados, em São Paulo, são o curso sobre Como fazer jornal e o Projeto Clicar, que ensina os segredos da informática para idosos. Cada unidade da USP monta sua grade própria para os cursos regulares e os complementares.

Serviço
Na capital, o catálogo semestral com todas as atividades está disponível nos seguintes locais:
• Centro de Visitantes da USP, na entrada da Cidade Universitária, próximo à Academia de Polícia.
• Centro Universitário Maria Antônia: Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque.
• Estação Ciência da Lapa: Rua Guaicurus, 1.274.
• Centro de Preservação Cultural: Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista.
Mais informações, pelo telefone (11) 3091-3348