USP: Universidade lança site com informações sobre direitos garantidos em lei

Página também é fonte de consulta para temas como educação, saúde, trabalho e renda

qua, 28/09/2005 - 17h16 | Do Portal do Governo

O Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP) lançou o site NEV Cidadão, portal da Internet que reúne informações sobre diversos serviços gratuitos ou de baixo custo (públicos e privados) à disposição na capital. O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre direitos garantidos em lei.

A página www.guiadedireitos.org é também fonte de consulta para os temas de educação, saúde, trabalho e renda, cultura e lazer, segurança e infra-estrutura. Apresenta as informações divididas por regiões da cidade de São Paulo. Todos os capítulos tratados referem-se a direitos e há uma página específica dedicada a cada um.

Na tela inicial, são mostrados dados básicos sobre o direito – o que é, como é garantido – e em seguida listados os locais onde os serviços são encontrados ou onde é possível solicitar ajuda para que seja efetivado: ouvidorias, promotorias e grupos de defesa, por exemplo.

O NEV Cidadão dispõe de programas governamentais, como o Bolsa-Escola e o ProUni, e orienta o visitante sobre como obter RG e carteira de trabalho. A página possibilita, ainda, identificar e localizar escolas públicas e postos de saúde próximos à residência do usuário.

A construção do site tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e é um desdobramento do Projeto NEV Cidadão. De acordo com seus idealizadores, a iniciativa visa a mostrar para a população, de maneira prática e simples, como os direitos humanos podem ser exercidos no dia-a-dia.

Do Jornal da USP

J.C.