USP: Universidade Aberta à Terceira Idade abre inscrições para 2004

Inscrições começam no dia 26 de fevereiro

seg, 16/02/2004 - 18h37 | Do Portal do Governo

A partir de 26 de fevereiro, maiores de 60 anos poderão se inscrever nas disciplinas do projeto. Saiba como o projeto funciona e confira o depoimento de uma participante.

São alunos tão animados quanto os calouros. Querem aprender, conhecer coisas diferentes, fazer novos amigos. Quem são eles? Os participantes do projeto Universidade Aberta á Terceira Idade, que existe há 11 anos, sob a coordenação da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, e que tem como objetivo integrar o idoso à comunidade acadêmica e conscientizá-lo da importância de seu papel na comunidade. ‘O avanço da idade acarreta perdas, mas o idoso tem um bem precioso, que é sua memória, sua história, seu saber. Isso ninguém tira dele’, afirma a professora Ecléa Bosi, coordenadora acadêmica do projeto. ‘Queremos trazer essas pessoas cada vez mais para nossas salas de aula. Todos os professores dizem que o nível da classe sobe muito com a presença dos alunos da terceira idade’. É por isso que, mais uma vez, a USP abre suas portas para esse público tão especial e realiza, entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março (enquanto houver vagas), as inscrições para as disciplinas regulares do projeto.

Para participar, o interessado deve ter mais de 60 anos. A inscrição é feita diretamente na unidade que oferece a disciplina desejada. Vale a pena destacar que algumas unidades têm datas diferenciadas, por isso é importante consultar o catálogo de disciplinas regulares e atividades complementares que está sendo distribuído pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O programa ainda tem mais algumas regras: os alunos vinculados ao projeto têm direito a atestado de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, e disciplinas muito específicas podem requerer exame prévio do currículo e entrevista com o professor responsável. A maioria das disciplinas, no entanto, não tem pré-requisito.

Para informações sobre o projeto, o catálogo do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade pode ser encontrado no Centro de Visitantes da USP (praça Reynaldo Porchat, 110, ao lado do portão principal da Cidade Universitária), ou no Centro Universitário Maria Antonia (rua Maria Antônia, 2940.

Mais informações pelo telefone (xx11) 3091-3348, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, ou pelo site do projeto: www.usp.br/prc/3idade.

Márcia Blasques
do Jornal da USP