USP: Unidade Leste abre inscrições para contratação de docentes

Inscrições começam nesta segunda-feira, dia 20

seg, 20/09/2004 - 8h16 | Do Portal do Governo

Começam, nesta segunda-feira, dia 20, as inscrições para os processos seletivos de docentes para os cursos da USP Leste. São inicialmente 18 editais que oferecem até 40 vagas para doutores, em seis cursos – sendo 36 em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) e quatro em Regime de Turno Completo (RTC). ‘No decorrer da semana lançaremos mais 14 editais, referentes aos quatro cursos restantes. No total, teremos 32 processos seletivos e 69 vagas’, comenta o professor Celso de Barros Gomes, coordenador geral da USP Leste.

Os processos seletivos acontecem em até 120 dias após a aprovação das inscrições. Mas vale lembrar que as vagas disponíveis não serão necessariamente todas preenchidas por essas seleções. ‘Os editais prevêem até 69 vagas. Mas algumas podem ser ocupadas pelos professores que solicitaram transferência para a USP Leste’, explica o professor Gomes. Ele conta que 25 docentes da Universidade pediram transferência. ‘Achamos que a composição ideal é de mais ou menos 80% de docentes novos e 20% de docentes que atualmente fazem parte dos quadros da USP’. Então, no máximo 15 serão transferidos – se tiverem o perfil e a experiência desejados.

Inicialmente, os currículos dos docentes que pediram transferência serão analisados pelos coordenadores dos cursos da USP Leste e receberão um parecer. Com base nisso, uma comissão – formada pelos professores Hélio Nogueira da Cruz (presidente da Comissão de Claros da USP), Franco Maria Lajolo (presidente da Comissão de Assuntos Acadêmicos do Conselho Universitário), Jorge Mancini Filho (presidente do Conselho Diretor dos Cursos da USP Leste) e um representante da Comissão Central da USP Leste a ser definido – fará a análise de mérito e decidirá quem deve ser transferido. ‘Até o término das inscrições já devemos ter uma posição das transferências e do total de vagas restantes’, explica o professor Gomes. Ele ainda lembra que as unidades que liberarem seus docentes para a USP Leste não ficarão desfalcadas. ‘Elas receberão um professor, claro, em troca’.

Na próxima semana, a Comissão de Implantação da USP Leste também começa a discutir a questão dos funcionários que pediram transferência e dos que serão contratados.

Serviço:

As inscrições devem ser feitas na Secretaria da USP Leste (rua da Reitoria, 109, Anexo ao Bloco L, Sala USP Leste, São Paulo), num prazo máximo de 30 dias a partir da data de publicação do edital. O candidato deve apresentar xerox do documento de identidade, memorial (em seis vias) com comprovantes das atividades referidas, prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou com validade nacional, título de eleitor e comprovante de votação na última eleição (ou documento que comprove a inexistência de pendências com a justiça eleitoral).

Mais informações: (11) 3091-3083 ou e-mail: uspleste@usp.br

Cursos e áreas contemplados pelos editais

Curso: Ciências da atividade física
Áreas: Sócio-cultural do esporte; Atividade Física e Saúde

Gestão Ambiental
Química ambiental; Dinâmica e história da Natureza; Meio ambiente e recursos naturais; Sociedade e meio ambiente

Gestão de políticas públicas
Políticas públicas, estudo da política e formação econômica e social do Brasil; Sociedades complexas, multiculturalismo e direitos

Lazer e turismo
Lazer e entretenimento; Práticas de lazer e turismo; Turismo e sociedade

Marketing
Gestão de pesquisa e de informações de marketing; Gestão de marketing; Gestão de marketing; Gestão de pesquisa e de informações de marketing

Sistemas de informação
Matemática; Computação; Sistemas de informação

Márcia Blasques, especial para a Agência USP –