USP: Último dia para inscrições na Feira de Ciências na Poli

Podem se inscrever estudantes de todo o País, entre a oitava série do ensino fundamental e a terceira do médio

seg, 03/11/2003 - 8h35 | Do Portal do Governo

Um protótipo de robô, em forma de peixe, que coleta o solo de rios e lagos, para pesquisas e monitoramento de animais, recebeu prêmio recentemente no International Science and Engineering Fair (Cleveland, EUA). O equipamento, desenvolvido por estudantes secundaristas de uma escola de eletrônica no Interior de São Paulo, foi mostrado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), neste ano.

O fato prova a importância do evento promovido pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e que está com inscrições abertas para a edição deste ano. Termina nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, as inscrições. Estudantes de todo o País, entre a oitava série do ensino fundamental e a terceira do médio, poderão participar.

Robô peixe

Os trabalhos devem abordar ciências biológicas, da saúde, agrária, sociais aplicadas, humanas e qualquer ramo da engenharia. A Febrace 2004 ocorrerá entre 10 e 13 de março. O robô peixe, de 2003, foi um trabalho dos estudantes Francisco Selles de Almeida Júnior e Nei Alcântara Júnior, da Escola Técnica de Eletrônica de Ipaussu. Eles foram orientados pela professora Iolanda Dias Alcântara.

Outros cinco trabalhos apresentados na Febrace 2003, que também representaram o Brasil em Cleveland, foram: Caixa genética, Centro específico de reciclagem e educação comunitária, algumas propagandas de cervejas veiculadas no meio televisivo analisando a questão ética, Sisdoctor e Orientador para deficientes visuais.

Estímulo para pesquisa

“Alguns dos inscritos no ano passado eram jovens de várias partes do Brasil, até de regiões carentes. Eles precisavam de estímulo para bons projetos de pesquisa”, recorda Roseli de Deus Lopes, diretora da Febrace e professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli. Participaram aproximadamente 300 trabalhos, sendo 60% de alunos de escolas públicas.

Estudantes e orientadores de projetos selecionados como finalistas recebem certificados. Durante o evento, serão escolhidos também os projetos que representarão o Brasil em Cleveland. No site http://www.lsi.usp.br/febrace, os interessados encontrarão informações sobre como submeter os trabalhos. O evento tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Estação Ciência, Ministério da Ciência e Tecnologia e Unesco.

Valéria Dias
Da Agência USP de Notícias

(AM)