USP: Tem início processo de seleção de docentes para USP Leste

Primeiras provas serão realizadas nesta segunda-feira, dia 8

sáb, 06/11/2004 - 21h09 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 8, acontecem as primeiras provas do processo seletivo de docentes para a USP Leste. ‘Tivemos 807 inscrições. Alguns processos serão muito concorridos. Há caso de 57 candidatos para uma única vaga’, conta o professor Celso de Barros Gomes, coordenador geral da USP Leste. Os candidatos concorrem a 65 vagas, e o processo é composto por duas etapas: uma prova escrita, de caráter eliminatório, e uma fase classificatória, que inclui análise de currículo e prova didática.

Foram organizadas 31 bancas, com cinco integrantes, num total de 155 professores mobilizados. ‘Para facilitar a logística do processo e a organização das bancas, as provas acontecerão em várias unidades do campus da Capital’, explica o professor Barros Gomes. Estão previstos exames na Fuvest, na Escola de Educação Física e Esportes, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no Instituto de Geociências, no Instituto de Matemática e Estatística, no Instituto de Biociências, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e na Escola Politécnica.

Transferência de docentes

Também já foi concluído o processo de análise dos pedidos de transferência de docentes para o novo campus. ‘A comissão analisou os pareceres dos coordenadores dos cursos, entrevistou os interessados, e selecionou dez docentes’, explica o coordenador. ‘Todos os participantes já foram informados da decisão final. Agora, as unidades receberão uma correspondência oficial, solicitando a transferência do docente e comunicando o envio de um claro’. A partir do recebimento da carta, as unidades decidirão se o docente será ou não liberado.

Os pedidos de transferência de funcionários ainda estão em análise.

Inscrições na Fuvest

Enquanto a escolha de novos docentes caminha a pleno vapor, os vestibulandos se preparam para enfrentar sua própria seleção. Um total 5.897 candidatos se inscreveram para preencher as 1.020 vagas dos novos cursos da USP Leste. O curso mais concorrido é o de Sistemas de Informação, com 9,51 candidatos/vaga. O destaque, porém, fica para a procedência dos inscritos: 80% são da Zona Leste. ‘Considerando que ainda estamos em processo de implantação do campus e dos cursos, o resultado foi muito positivo’, analisa o professor Barros Gomes.

Márcia Blasques, especial para a Agência USP de Notícias